Imóvel de temporada: dicas para alugar

O aluguel por temporada é bastante comum nesta época do ano. Muitas famílias se reúnem para alugar casas em praias, represas e em lugares…

Por Paulo Lima em 19/12/2012

O aluguel por temporada é bastante comum nesta época do ano. Muitas famílias se reúnem para alugar casas em praias, represas e em lugares onde poderão curtir os dias de folga com mais lazer e tranquilidade.

Essas orientações são importantes para que seu período de descanso não se transforme num verdadeiro problema. (Foto: Divulgação).

Entretanto, para que sua diversão não se transforme em uma grande dor de cabeça, é importante seguir algumas orientações na hora de fechar negócio com o proprietário do imóvel. Um dos cuidados que você deve ter é firmar o seu compromisso em contrato, mesmo que o período no qual você vai ficar na casa seja curto. Assim, ambas as partes terão amparo legal para exigir os seus direitos e saberão que providências tomar em casos de eventuais problemas.

Abaixo, estão outras dicas para que você possa efetuar o aluguel sem grandes preocupações!

Saiba mais sobre quebra de contrato de locação de imóveis – regras e dúvidas.

Dicas para alugar imóvel de temporada

Antes de pegar a chave e assinar o contrato, não deixe de fazer uma visita ao local para conferir as reais condições do imóvel. (Foto: Divulgação).

Escolhendo o corretor – este é um detalhe que tanto o proprietário quanto o locatário devem se preocupar. O ideal é escolher um corretor com o qual ambos já tenham efetuado negócio. Se este não for o caso, peça indicações a outras pessoas e não se esqueça de checar se o profissional e a imobiliária possuem número de registro no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Visite o imóvel – antes de fechar o negócio, faça uma visita ao imóvel para ver em que estado ele se encontra. Se a unidade estiver situada em um condomínio, verifique se você e seus convidados poderão usar áreas comuns, como quadras, churrasqueiras, piscinas etc.

Veja fotos – se não for possível realizar uma visita prévia ao local, peça ao proprietário ou a imobiliária fotos do imóvel. Entretanto, as imagens devem ser recentes e devem permitir a visualização de um maior número de cômodos e móveis possíveis. Já para conhecer a região ou a fachada do lugar, use a internet. No Google Street View, por exemplo, isso pode ser feito em poucos segundos.

Confira: Casas e apartamentos para alugar em Natal.

Tomando os cuidados necessários, você vai poder aproveitar as festas de fim de ano com mais tranquilidade. (Foto: Divulgação).

Avaliação – na chegada ao imóvel, é importante fazer uma inspeção para verificar se o imóvel está de acordo com o que foi designado no contrato. Se houver algum dano, ele deve ser anotado e informado ao locador na devolução das chaves. Se não prestar atenção neste detalhe você poderá pagar por algo que não cometeu.

Cheque-calção – na maioria dos casos, o proprietário pede ao inquilino um cheque-calção para servir de garantia. Entretanto, é sempre bom lembrar que esse cheque deve ser devolvido ao locatário em sua saída.

Agora, é só aproveitar essas dicas e descansar com a sua família com mais tranquilidade.

Top