Como funciona a imobilização do patrimônio líquido?

PUBLICIDADE

Se você quer entender como funciona o mundo administrativo, então é imprescindível que conheça bem o que é a imobilização do patrimônio líquido.

Esses termos mais técnicos podem parecer muito assustadores para quem vem de fora, mas todos existem justamente para nos auxiliar a entender exatamente como funciona o mundo dos negócios e o mundo administrativo de forma geral. Então fique com a gente e entenda com esse artigo tudo sobre a imobilização do patrimônio líquido.

O que é a imobilização do patrimônio líquido?

Para entendermos exatamente o que é a imobilização do patrimônio líquido devemos ter um bom entendimento dos recursos financeiros de uma empresa. Em especial os elementos que compõem o seu balanço empresarial.

PUBLICIDADE
O que é a imobilização do patrimônio líquido
Fonte/Reprodução: original

Uma empresa não depende apenas daquilo que arrecada com a venda dos seus serviços e produtos para sobreviver. Na verdade, uma empresa é um organismo complexo que depende do bom andamento de inúmeros fatores para sobreviver e crescer no mercado. Um desses fatores é o bom uso do capital da empresa, algo que está intrinsecamente ligado à imobilização do patrimônio líquido.

A imobilização do patrimônio líquido pode ser entendida facilmente como uma parcela dos ativos financeiros de uma empresa que não estão sendo investidos em sua própria estrutura, equipamentos e outros bens de seu uso próprio.

Como a imobilização do patrimônio líquido funciona?

Como já comentamos, uma empresa não cresce e se sustenta apenas com seu lucro. Na verdade seus ativos financeiros transcendem o seu lucro.

Para termos uma ideia, os ativos podem ser divididos em pelo menos dois tipos: ativos circulantes e não circulantes. Enquanto os ativos circulantes são em geral quantias monetárias que podem ser usadas de maneira imediata pela empresa, os ativos não circulantes são seus bens que também fazem parte do seu inventário.

PUBLICIDADE

Entre esses ativos chamados não circulantes estão bens utilizados pela empresa como carros, materiais de escritório, computadores e outros necessários para a sua atividade diária.

A imobilização do patrimônio líquido existe justamente para a análise correta de como o lucro de uma empresa está sendo utilizado para o investimento em si mesma e a melhora dos seus bens.

Quais recursos posso usar?

Se uma empresa tem seus ativos divididos em dois, o circulante e o não circulante, quais ela poderia aplicar em seus ativos permanentes evitando assim a imobilização do patrimônio líquido?

Quais recursos posso usar
Fonte/Reprodução: original

Essa é uma pergunta válida e que está no cerne da questão do que é a imobilização do patrimônio líquido. Entre os recursos que uma empresa pode utilizar estão não só a quantia monetária que ela detém de imediato no valor dos objetos que ela comercializa atualmente, mas também contas que irá receber em breve, títulos que ela pode resgatar com facilidade e toda quantia monetária que ela tem em mãos atualmente.

Quais os graus de imobilização?

A imobilização do patrimônio líquido é um assunto tão importante que há até mesmo um cálculo especial para identificá-la. Esse cálculo se dá da seguinte maneira:

PUBLICIDADE
  • Imobilização = (Ativo Não Circulante/Ativo Circulante) x 100.

Com esse cálculo nós temos em mãos os valores exatos do chamado “grau da imobilização”. Esse grau de imobilização varia bastante de empresa para empresa, porém aqui é importante um aviso. O resultado que dá o grau de imobilização não deve ser levado ao pé da letra, cada empresa e instituição trabalha com alguma dinâmica onde determinado grau de imobilização do patrimônio líquido é adequado ou não.

Então embora a imobilização do patrimônio líquido seja muito importante, ele é um resultado bastante relativo de empresa para empresa. Agora que já entendeu exatamente o que é a imobilização do patrimônio líquido, não deixe de calcular o da sua empresa e ter uma ideia mais clara da sua vida financeira!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.