Imagem de Nossa Senhora Aparecida vira patrimônio de SP

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, responsável por atrair milhares de devotos de todos os cantos do Brasil, se transformou em patrimônio de São…

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, responsável por atrair milhares de devotos de todos os cantos do Brasil, se transformou em patrimônio de São Paulo. O anúncio foi feito pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

A Nossa Senhora Aparecida virou patrimônio do estado. (Foto:Divulgação)

A Padroeira do Brasil agora é patrimônio de SP

A santa deveria ter sido tombada junto com a capela antiga em 1980, mas como ela estava no santuário nesta época, acabou sendo esquecida. Depois de anos, o Condephaat percebeu a importância de nomear a imagem como um bem histórico, religioso e arquitetônico, pois ela carrega consigo grande parte da devoção brasileira.

Nossa Senhora Aparecida tem 39 centímetros, é feita de barro e se baseia no estilo Barroco. A santa também usa uma coroa, que recebeu de presente da Princesa Isabel. Para garantir proteção, a imagem foi guardada em um compartimento, feito com vidro de seis centímetros de espessura.

Em 1978, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi destruída, mas Maria Helena Chartuni conseguiu recuperar a santa com um lindo trabalho de restauração. Desde então, a restauradora realiza vistoria para ver se a padroeira do Brasil está sendo preservada.

A imagem da santa atrai milhares de fiéis. (Foto:Divulgação)

Além da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Condephaat também tombou o Seminário Missionário Bom Jesus como patrimônio. O prédio, que também está situado na cidade de Aparecida, foi construído no século XIX e tem sua arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes.

Saiba mais: 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora Aparecida

Em 1717, pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. O encontro da santa já foi acompanhado por um milagre, afinal, depois de pescar o corpo e a cabeça da imagem, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso conseguiram obter sucesso com a pescaria, algo que há muito tempo não acontecia nas águas do rio.

Leia Também:  Ginkgo biloba: Mitos e verdades

Os pescadores levaram à santa e descobriram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Durante 15 anos, a santa permaneceu em um altarzinho na casa de Filipe Pedroso. Aos poucos ela foi conquistando a devoção das pessoas e muitos milagres foram designados a ela.

A quantidade de fiéis que visitava a santa diariamente era tão grande que a família de Filipe resolveu construir um oratório no Porto de Itaguaçu. Em 1745, Nossa Senhora Aparecida ganhou a sua primeira capela, situada no alto do morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis cresceu incontrolavelmente, uma igreja maior foi construída para a santa em 1834, a atual Basílica Velha.

Basílica Nova, onde atualmente está a imagem da padroeira do Brasil. (Foto:Dvulgação)

Nossa Senhora Aparecida foi consagrada Padroeira do Brasil em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu milhares de pessoas. Por volta de 1955, teve início a construção da Basílica Nova para comportar o grande número de romeiros.

Veja também: Os milagres de Nossa Senhora Aparecida

Top