Iluminação zenital luz natural e economiza energia

Você sabia que a Iluminação zenital luz natural e economiza energia? Em grandes espaços onde abertura de janelas não é suficiente para a captação da luz…

Por Redacao em 12/05/2015

Você sabia que a Iluminação zenital luz natural e economiza energia? Em grandes espaços onde abertura de janelas não é suficiente para a captação da luz natural, utiliza-se a chamada cobertura zenital. Esse tipo de iluminação é bastante utilizada hoje em dia por sua sofisticação e  por economizar energia, além de ser ecologicamente benéfica para o meio ambiente.

Confira: Luminárias para casa e escritório

Iluminação zenital luz natural e economiza energia - A iluminação natural enaltece a decoração da casa, além de ser econômica e moderna (Foto: Divulgação)

Iluminação zenital luz natural e economiza energia

A Iluminação zenital luz natural e economiza energia é aquela iluminação que vem de cima, permitindo que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas. Essa técnica é bastante utilizada na iluminação de grandes ambientes ou até mesmo para economizar energia.

Esse tipo de iluminação é bastante utilizada em forma de claraboias, coberturas transparentes e poços de luz. Na cobertura transparente utilizam-se telhas e materiais de policarbonato, que permitem a passagem de luz e podem ser mescladas com telhas comuns.  Já a claraboia é feita normalmente de acrílico ou policarbonato e sua principal forma de utilização é em corredores ou banheiros que não possuem janelas.

Leia também: Jardim de inverno 10 modelos para fazer o seu

A iluminação zenital pode trazer economia a estabelecimentos e conforto a todos os ambientes (Foto: Divulgação)

São usadas também nesse tipo de iluminação a Cúpula (domo), Lanternins e o Átrio. Cada elemento será utilizados dependendo do seu objetivo no projeto. Por exemplo,  se a instalação for mais estética, a Clarabóia cumpre esse função, porém se você deseja também mais ventilação, uma opção seria os Lanternins.  Outra dica interessante é variar entre a iluminação zenital e luminárias.

Para aderir este tipo de iluminação, um profissional qualificado deve aprovar o projeto, pois qualquer abertura que ultrapasse 10% da área do piso, podem resultar em diversos problemas térmicos.

Iluminação zenital vantagens e desvantagens

Esse tipo de iluminação pode ser feito de diversas formas (Foto: Divulgação)

A Iluminação zenital luz natural e economiza energia, tem diversas vantagens além das já citadas. A ventilação fica bem melhor em casas com esse tipo de abertura e pode resolver o problema de casas úmidas, com paredes mofadas, que pegam pouco sol ou que não podem ter muitas janelas devido a maneira que foram construídas. Vale citar que esse tipo de iluminação é recomendado em ambientes profundos e espaçosos.

Leia mais: Plantas para Jardim de Inverno

A iluminação natural pode dar espaço para um jardim de inverno (Foto: Divulgação)

Uma desvantagem é sua manutenção, que fica mais complicada devido ao número de janelas. Além de uma dificuldade maior para proteger os objetos da luz solar e da ventilação.

Top