Iluminação para sala: Sugestões, dicas

Editorial MDT 29/03/2012 Bem Estar

Sua sala é o lugar onde você costuma reunir os amigos para uma conversa amena ou uma festinha nos finais de semana. Também é onde você descansa depois de um dia cansativo e se prepara para assistir à sua novela preferida ou um filme. Sem contar, os que preferem recostar-se no sofá para ler um bom livro ou estudar. Esse cômodo tem, portanto, uma importância muito grande em uma residência. É por isso que a iluminação da sala precisa ser feita com cuidado, para não comprometer, por exemplo, o momento em que você quer assistir TV e a luz das lâmpadas ofusca a imagem.

Lâmpadas pendentes sobre a mesa de jantar (Foto: divulgação)

Para fazer com que o interior da sala inspire aconchego, as lâmpadas que emitem luz amarelada são as mais indicadas. As lâmpadas refletoras, também conhecidas como dicroicas podem causar ofuscamento se forem colocadas no lugar errado. Por outro lado, bem inseridas no ambiente deixam o cômodo com um aspecto elegante. Para recorrer a esse tipo de iluminação que é mais focada em um ponto, você precisa dividir as lâmpadas pelo cômodo, porque elas não espalham a luminosidade pelo local.

Luz de abajur para leitura (Foto: divulgação)

Se seu interesse é obter uma iluminação mais espalhada você pode escolher luminárias suspensas ou pendentes. A luz indireta também é adequada para quem quer relaxar ouvindo uma canção, por exemplo, enquanto a iluminação geral oferece uma claridade homogênea ao ambiente. As luminárias com design mais discreto, e cores neutras são mais indicadas, e há também a opção de colocá-las em rebaixos do teto ou em sancas, as molduras colocadas na junção das paredes com o teto. Se o seu interesse é apenas ler um livro mesmo, um abajur com luz focada é uma alternativa interessante.

Detalhe de arandela na parede (Foto: divulgação)

As luminárias pendentes são indicadas também para serem usadas sobre a mesa de jantar, porque a luz incide em um ponto mais inferior. A iluminação da sala pode variar conforme seu gosto. Pode-se, por exemplo, deixar acesos apenas duas lâmpadas por sobre a mesa, usar uma luz difusa para iluminar todo o ambiente ou recorrer a arandelas – aparelhos fixos a parede – para tornar a iluminação mais indireta.

Aproveite as sugestões e deixe a iluminação da sua sala apropriada aos seus interesses.

Outros artigos

Coleção Beira Rio Inverno

17/01/2011

Coleção Beira Rio Inverno

A Beira Rio é uma grande marca de calçados femininos. Seguindo as mais atuais tendências, a marca está entre as lideres de vendas no país, fabricando um grande n...

Dicas para controlar a gula

07/02/2012

Dicas para controlar a gula

[caption id="attachment_389219" align="aligncenter" width="451" caption="Não é fácil ter controle sobre a gula"][/caption] A definição de gula conforme o dicionár...