Iluminação Para Festas, Dicas

A iluminação é um dos componentes mais importantes de uma festa, sendo responsável por criar um clima aconchegante e agradável para os convidados. Os organizadores costumam contratar empresas especializadas em luzes para realizar esse tipo de trabalho no salão, levando em conta é claro o perfil da festa.

Parte da atmosfera de uma festa é resultado de uma eficiente iluminação, por isso investir em equipamentos de qualidade e alta performance pode fazer toda diferença. Em eventos formais, o indicado é o uso de luzes claras e contidas, que funciona bem no ambiente e deixa os convidados a vontade.

A iluminação decorativa para festas despojada ou mesmo temática é mais flexível, principalmente quando há uma pista de dança instalada no ambiente. Em festas retrô com temas Anos 70 e 80 é comum o uso de luzes multicoloridas para compor uma decoração agradável, moderna e acima de tudo divertida. Em ambientes com descontração e música, as luzes não podem ficar paradas, elas precisam estar em constantes movimentos para tornar a festa mais interessante.

O trabalho bem feito com a iluminação pode destacar determinados elementos da festa ou criar um clima bem agradável na mesma. Quando as luzes são distribuídas na proporção certa e cumprem a missão de clarear com elegância ou despojamento, a festa tem tudo para ser um sucesso.

Como iluminar uma festa?


Um evento com uma proposta mais sofisticada e formal, como é o caso do casamento ou formatura, tem uma iluminação mais cara, principalmente quando trabalha com tons diferentes de luzes. As características e os efeitos da iluminação precisam ainda estar de acordo com a decoração, sem prejudicar os elementos presentes na festa. Para escolher o efeito de luzes adequado, o iluminador precisa verificar o perfil do cenário da festa, se ele é ao ar livre ou num salão.

Em casamentos, por exemplo, a iluminação tem como finalidade criar um clima romântico, confortável e sofisticado. Os equipamentos usados pela empresa responsável pelo trabalho podem projetar uma luz LED no salão, apostando dessa forma num gênero de tecnologia inovadora, atraente e funcional. As cores lilás, vermelho, azul e verde estão em alta quando se trata de iluminação difusa, elegante e charmosa.

Os iluminadores precisam ainda tomar o devido cuidado para pontuar a iluminação, ou seja, controlar a incidência e colocar a luz em cena na proporção adequada. Alguns efeitos podem ser reproduzidos no casamento, contanto que não prejudique a decoração da festa e nem cause mal-estar nos convidados. Quando as luzes são distribuídas de forma inadequada, pode alterar as cores das flores, toalhas e outros elementos, prejudicando o visual da festa.

Em uma festa temática ou com balada, tudo funciona de forma diferente e mais intensa, já que os convidados estão esperando um verdadeiro espetáculo de iluminação. O uso de estrobo ou o próprio globo giratório ajuda a ambientar com o efeito de “piscar as luzes”, típico de uma discoteca. Em festa de Halloween, por exemplo, a iluminação é fundamental para envolver os convidados com o tema da festa, criando dessa forma um ambiente funesto.

As dicas de iluminação para festa aliam as luzes a outros efeitos que também costumam marcar presença no ambiente decorado para o evento, como é o caso da máquina de bolhas. Não há dúvidas de que a iluminação é um verdadeiro trabalho de arte, por isso ela precisa contar com equipamentos de qualidade e ser elaborada por uma empresa especializada. Combinar as novas tecnologias as tendências de iluminação decorativa é um desafio, mas os profissionais da área já estão se atualizando.

Reply