Ideias para usar madeira de demolição

A madeira de demolição é um material usado para estruturar ou decorar, explorando um visual rústico. Ela consegue se adaptar facilmente aos ambientes externos…

Móveis de madeira de demolição.

A madeira de demolição é um material usado para estruturar ou decorar, explorando um visual rústico. Ela consegue se adaptar facilmente aos ambientes externos e internos, marcando presença nos móveis, acessórios e revestimentos. Quem usa madeira de demolição também está demonstrando preocupação com a sustentabilidade.

Considerada o “hit do momento” na opinião dos designers de interiores, a madeira de demolição é um produto versátil e responsável por adicionar traços de rusticidade a um determinado ambiente.  A principal proposta do material é de reaproveitar os pedaços de madeira antiga para revestir ou fazer novas peças de decoração.

Através da madeira de demolição é possível fabricar pisos que, apesar de afetados pelo tempo, conseguem inserir sofisticação ao espaço horizontal do imóvel. Os painéis fabricados com este tipo de madeira também se revelam apropriados para revestir e servem de acabamento diferenciado para as paredes.

Vantagens e desvantagens

Painéis de madeira de demolição na parede.

A madeira de demolição conta com a vantagem de ser um produto ecologicamente correto, com o qual as pessoas podem contar para diferentes fins dentro de uma construção. Além de ser um perfeito exemplo de material sustentável, a madeira consegue combinar rusticidade, charme e requinte da melhor forma possível.

Resistência e durabilidade são outras características que podem ser associadas à madeira de demolição. A aparência envelhecida do material aumenta a sensação de aconchego e acolhimento, além de atuar como um perfeito isolante térmico.

Não se trata apenas de um material desgastado, a madeira de demolição pode ter sua aparência alterada ao longo do tempo recebendo diferentes tipos de tratamento. O nível de rusticidade da peça pode ser maior ou menor, tudo depende do efeito que deseja causar na decoração.

Entre as principais madeiras de demolição encontradas à venda atualmente, vale destacar o ipê, peroba, pinho e jacarandá. Dependendo de sua origem, o material pode chegar a ter 100 anos.

Ideias para decorar com madeira de demolição

Piso de madeira de demolição.

Pisos: o espaço horizontal da casa pode ser decorado com a madeira de demolição, deixando o ambiente com uma atmosfera mais rústica e requintada. Quem aposta nos pisos conta com inúmeros modelos disponíveis a venda nas lojas, que são caracterizados pelo aspecto envelhecido e aparência irregular. Todos os cômodos da casa combinam com o revestimento, exceto banheiro e cozinha que possuem muita umidade.

Parede: a madeira de demolição deixa o acabamento mais resistente e sofisticado, sendo uma perfeita opção para construir painéis. As tábuas são combinadas no espaço vertical e valorizam diferentes estilos de decoração de acordo com os materiais parceiros.

Móveis: uma forma clássica de se trabalhar com madeira de demolição na hora de decorar. Nem sempre os itens mobiliários vão defender os elementos rústicos, eles podem ser inseridos no ambiente para romper com a frieza de uma mobília planejada. Há cadeiras, cômodas, mesa de centro, estantes, racks e camas fabricadas com madeira de demolição.  

Aproveite as dicas para usar a madeira de demolição com bom-gosto e criatividade.






Top