Ideias para deixar a sua casa pronta para o verão

O verão chegou com força total nas cidades brasileiras e já influencia uma série de mudanças na decoração. Algumas pessoas preferem ressaltar os elementos…

Por Isabella Moretti em 29/12/2011

A área externa da casa passa a ser mais frequentada no verão.

O verão chegou com força total nas cidades brasileiras e já influencia uma série de mudanças na decoração. Algumas pessoas preferem ressaltar os elementos tropicais, incluindo cores e estampas, mas outras buscam um contraste com a sensação de calor, abusando de uma proposta mais refrescante para decorar.

Há várias ideias que podem ser exploradas na decoração da casa, modificando a aparência de todos os cômodos em decorrência da nova estação. Antes de montar um projeto, é necessário reconhecer as preferências dos moradores e a disponibilidade do orçamento.

Novas opções de texturas, cores, materiais e acabamentos chegam com o verão e modificam as principais divisões da casa.

Decorar a casa no verão com estilo tropical

Quarto decorado com cores quentes.

Através dos elementos usados para decorar, a sensação de calor pode ser reforçada. Por exemplo, se as cores predominantes são quentes, é natural sentir os ambientes mais energizados e vibrantes.

O amarelo faz referência ao sol, por isso aquece e deixa os ambientes mais iluminados. Já o vermelho é poderoso e estimulante, capaz de encorajar o indivíduo. Por fim, o laranja é o tom resultante da mistura entre as duas cores primárias mencionadas, capaz de estimular a criatividade e a disposição para curtir o verão.

Numa composição tropical, vale apostar nas estampas de flores, folhagens e animais. Para que o ambiente decorado não fique tão quente, invoque o colorido do verde ou pink que também são recorrentes no estilo tropical. Para não criar uma sensação desconfortável dentro de casa, prefira usar o “efeito quente” no visual nos ambientes íntimos.

Decorar a casa no verão com estilo refrescante

Decoração da sala apresenta frescor.

Enquanto as pessoas mais ousadas e descontraídas apostam na energia das cores quentes, os tons mais claros são usados para decorar os ambientes com refrescância. O branco e o azul-claro são recorrentes na decoração, uma dupla que reforça a sensação de frescor e tranqüilidade.

Quando o verão for sinônimo de descanso, aposte nas cores neutras combinadas com as frias. Use de todos os artifícios possíveis para deixar os ambientes residenciais mais arejados, otimizando os espaços com branco e janelas grandes. Prefira as cortinas leves, claras e fluídas e deixe os cômodos mais frescos.

Top