Hot yoga: o que é Hot yoga: o que é

Hot yoga: o que é

A modalidade que já perdura há mais de 40 anos, garante eliminar cerca de 800 calorias por sessão. Como indica o nome,  a Hot…

Por Editorial MDT em 22/08/2012

A modalidade que já perdura há mais de 40 anos, garante eliminar cerca de 800 calorias por sessão. Como indica o nome,  a Hot yoga ocorre num ambiente aquecido entre 40 e 42 graus e dura, geralmente 90 minutos.  Durante toda a aula são realizadas a sequência de 26 posições e dois treinamentos de respiração. A expressiva perda de calorias se dá pela elevada temperatura que,  demanda mais equilíbrio e concentração.

Benefícios

A modalidade garante eliminar cerca de 800 calorias por sessão. (Foto Divulgação)

Além de trabalhar todos os músculos e a mente, a técnica faz o corpo passar por uma ampla desintoxicação. Um dos grandes benefícios desta prática é sem dúvida, a aceleração do metabolismo.  O aperfeiçoamento do condicionamento físico, a queima de calorias, a redução do estresse, da ansiedade, a eliminação de toxinas e o aumento na capacidade de concentração também estão entre os principais benefícios da prática.

 Saiba mais: Os benefícios da yoga para a saúde

A Hot yoga pode ser realizada todos os dias. Antes da prática é bom consumir alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio para que, a intensa transpiração não desestruture o organismo.

Como começar

A Hot yoga ocorre num ambiente aquecido entre 40 e 42 graus e dura, geralmente 90 minutos. (Foto Divulgação)

É preciso seguir seu ritmo. Comece realizando alguns exercícios e vá aumentando, até conseguir realizar todos. Se tiver algum tipo de lesão, é importante comunicar ao professor, pois ele poderá dizer quais as posturas precisará tomar mais cuidado. Normalmente, as aulas têm somente um nível, sendo assim, é a habilidade e a frequência que ajudarão a aprimorar os exercícios, a flexibilidade e o equilíbrio.

Confira: Kit de equipamentos para yoga

Indicações

Antes da prática é bom consumir alimentos ricos em potássio, cálcio, magnésio e muito líquido. (Foto Divulgação)

É sempre aconselhável buscar a orientação médica antes de começar a praticar algum tipo de exercício. Devido à elevada temperatura, gestantes que possuem baixa pressão e problemas cardíacos devem prestar maior atenção na hora de realizar exercícios num ambiente super aquecido.

Profissionais aconselham a Hot yoga para pessoas que possui algum tipo de lesão, já que é uma prática de baixo impacto e o calor auxilia na flexibilidade. A modalidade é indicada, até mesmo para crianças, já que é uma forma de ensiná-las a se concentrar e ganhar equilíbrio.

Veja ainda: 5 razões para praticar yoga

Embora seja uma prática bastante conhecida pelos adeptos da yoga, no Brasil, só existem duas escolas certificadas na modalidade. Segundo Adilson Pagan, da Bikram Yoga Brasil Hot yoga determina direitos autorais, e mais, apenas Bikram Yoga, inventor da prática é permitido para licenciar novos professores.

Top