Hospice é um termo que, à primeira vista, pode ser mal compreendido e acabar confundido algumas pessoas. Hospice é muito mais que simplesmente um lugar, é um conceito que engloba ações e cuidados especiais. Acabe com as dúvidas e saiba mais o que é hospice.
O que é hospice
Hospice pode ser definido como o conjunto de ações que são destinadas a confortar e prestar assistência a um indivíduo enfermo, com expectativa de vida de apenas algumas semanas ou meses. Os cuidados podem ser prestados em uma unidade hospitalar específica ou até mesmo a domicílio, sendo necessária a presença de uma equipe completa à disposição do paciente, pronta para auxiliar assim que for preciso, além de também oferecer um acompanhamento programado, agendado com regularidade.
O termo é originário do latim “hospes”, que significa “hóspede”. Os primeiros hospices foram criados na Idade Média e eram mantidos por entidades religiosas, para abrigar viajantes, doentes e famintos. Um dos primeiros Hospices do Brasil foi o de N.S.Piudade, na Bahia.
Diferenças entre o hospital comum e hospice
Para entender bem o sobre o assunto, é muito importante saber as diferenças entre um hospital convencional e um hospice. Confira:
- Enquanto o hospital convencional promove um tratamento curativo, o hospice oferece um tratamento paliativo;
- Hospitais comuns tratam a doença e focalizam no doente, enquanto a preocupação dos hospices é com o ser humano como um todo e o foco é em toda a família do paciente;
- Hospitais convencionais focam na expectativa de vida, enquanto o hospice foca na qualidade de vida.
De modo geral, os custos com a manutenção de hospices são menores do que os com o tratamento convencional, e por isso não é difícil encontrar planos de saúde que optam por custear esse tipo de tratamento. No Brasil, o próprio INSS, pela portaria 2.413 de 23/3/1998, passou a reconhecer e remunerar o tratamento paliativo.
O que é preciso para instalar um hospice
Instalar um hospice pode ser mais simples do que parece, pois não é necessário disponibilizar um imóvel para uso exclusivo deste serviço. O hospice pode ser instalado em um hospital, desde que haja uma ala com quartos e acomodações suficientes para o paciente e seus familiares, preferencialmente em local mais isolado. Também é necessário contar com o apoio de profissionais e voluntários para o atendimento nessa ala.
O hospice também pode ser instalado na própria casa do paciente, desde que seja possível contar com a instalação de uma infraestrutura hospitalar mínima, conforme as necessidades de cada caso. Um grupo de profissionais e voluntários é fundamental, a fim de prestarem assistência 24 horas por dia. Nesses casos ainda é indispensável contar com o apoio de veículos de transporte de pessoal e remoção do enfermo.
Muito mais que uma instalação, o hospice é um conceito que engloba cuidados paliativos e visa o oferecimento de uma melhor qualidade de vida para pacientes terminais. Esse tipo de atendimento vem se tornando cada vez mais popular e mostra que a vida e dignidade do ser humano estão acima de quaisquer outros valores.