Horta Vertical em Apartamento

Que tal renovar a decoração de algum cômodo de seu apartamento como a sala, ou até meso deixar a varanda com um toque mais…

Por Redacao em 28/06/2011

Que tal renovar a decoração de algum cômodo de seu apartamento como a sala, ou até meso deixar a varanda com um toque mais verde e vivo sem ter que gastar uma fortuna comprando objetos caros? Então separamos para você uma novidade que está sendo uma das maiores tendências no mundo da decoração de ambientes, são as hortas verticais que não ocupam muito espaço e ainda revigora o local.

Quando se fala e decorar, logo vem a cabeça uma série de problema como gastos fora do orçamento, bagunça, mão de obra em fim, dezenas de causas que podem fazer com que tal sujeito desista da idéia. Mas não pense dessa forma não, existem métodos práticos e econômicos para quem quer apenas dar uma renovada no visual do apartamento.

Mudar a decoração de um apartamento pode ser ainda mais complicado, pois o espaço muitas vezes não é muito grande, isso exige um planejamento antes para que no final das contas tudo ocorra bem.
A horta vertical é uma novidade muito legal que deixa a sua casa ainda mais verde e bela sem precisar tomar muito espaço. Além do mais , quando são bem cuidados podem trazer muitos benefícios a saúde de toda a família, dando alimentos frescos e caseiro sem nenhum tipo de agrotóxico e 100% orgânico.

Para fazer uma horta vertical em seu apartamento é muito fácil. O primeiro passo é escolher uma parede aonde ela será colocada, porém não é em qualquer parede, a mesma deve ter boa iluminação com no mínimo cinco horas diárias de sol para as sementes germine perfeitamente.

Depois de ter escolhido o local correto, agora é hora de testar a sua criatividade. A estrutura da horta fica por sua conta, isto é, escolha vasos que mais lhe agrade e proporcionais ao tamanho da parede. Uma dica muito importante que pode reduzir ainda mais o custo dessa “obra” é ir até um serralheiro e mandar fazer uma grade que é bem simples, leve e alguns serralheiros nem cobram por esse serviço. Essa grade será utilizada para pendurar os vasinhos . Outra dica especial é usar molduras de quadros velhos e colocá-las, em seguida preguem na parede os vasinhos e preencha os espaços vagos com algum tipo de flor ou planta.

Agora que já tem toda a estrutura é só começar a plantar nos vasinhos. Vá até uma floricultura e compre uma terra de qualidade, algumas são comercializadas já adubadas, o que facilita ainda mais e evita fazer uma bagunça em seu apartamento e adquira também o que pretende plantar.

O cuidado com a horta deve ser mantido com muita atenção, regue uma vez por dia cada vaso para que as plantas cresçam com saúde e possam ser colhidas no futuro. Lembrando que em períodos quentes de mais como no verão as mesmas podem ser regadas até duas vezes ao dia, deve ficar bem atenta também na temperatura do ambiente.

Não pense que acaba por ai não, pois agora vem o principal segredo para manter sua horta vertical sempre verdinha. Adube a terra de cada vaso uma vez por mês. Cuidado para não exagera no adubo, em um vaso de 60 cm deve colocar apenas uma colher de sopa de adubo se as dimensões forem maior pode ser até duas.

Como toda a horta o maior vilão são os bichinhos, considerados verdadeiras pragas. Para se ver livre deles de uma vez por todas aplique óleo de neem quem contem substancias inseticida biológica e é extraído da planta neem.

Seguindo essas dicas você terá em sua casa uma horta vertical bem sucedida e ainda terá o seu ambiente muito mais sofisticado. Tome cuidado, porque muitas hortas não dão certo pelo excesso de água e falta de iluminação, principalmente do sol. Escolha um local bem iluminado pela luz do sol e regue a horta uma vez ao dia, somente em dias quentes de mais aumente esse número para duas vezes.

Top