Horta na garrafa PET: passo a passo

Uma forma sustentável de cultivar verduras, condimentos e legumes em casa é apostando na horta feita com garrafas PET. Este projeto representa uma ótima…

Uma forma sustentável de cultivar verduras, condimentos e legumes em casa é apostando na horta feita com garrafas PET. Este projeto representa uma ótima opção de reciclagem e também cria um efeito bem bonito no espaço no qual é instalado.

Horta vertical com garrafas PET. (Foto:Divulgação)

Além de servir para cultivar alimentos saudáveis em casa, a horta com garrafas também é uma forma criativa de embelezar a área externa. Os cuidados diários com as plantas prometem ocupar o tempo dos moradores de forma produtiva e proporcionar bem-estar.

Saiba mais: Horta: como fazer, dicas, cuidados básicos

Horta vertical com garrafas PET

As garrafas PET não são apenas recipientes recicláveis usados para plantar. Elas também oferecem para a horta melhor mobilidade, numa estrutura montada verticalmente. Assim, o morador pode manusear uma garrafa sem precisar remover outra peça.

Ao reaproveitar as garrafas PET, é possível criar uma horta vertical, ou seja, com estrutura fixada na parede. Este elemento é muito mais do que uma forma de paisagismo e representa uma ótima ideia para residências com pouco espaço no quintal.

A horta vertical economiza espaço e contribui com o meio ambiente. (Foto:Divulgação)

Horta de garrafa PET: como fazer?

Materiais:
– Garrafas PET de 2 litros (limpas e vazias)
– Arame, barbante ou corda de varal
– Tesoura
– Arruelas
– Terra e mudas de plantas.

Passo a passo

Corte a garrafa no centro, fazendo uma abertura retangular. (Foto:Divulgação)

1. O primeiro passo para montar a horta é cortar as garrafas corretamente. Todas devem ser cortadas da mesma maneira, ou seja, com uma espécie de janela retangular bem no centro. É nesta abertura que a planta vai crescer.

Leia Também:  Produtos Natura Cosméticos

A distância da parte de baixo da garrafa para a abertura deve ser de três dedos. Na parte de cima, pode ser contado um palmo até o corte central. Todas as PETs precisam ter a mesma medida para que o recipiente favoreça o cultivo de plantas;

2. Na região próxima a abertura da garrafa, faça dois furos, um de cada lado. Use um arame com a ponta aquecida para conseguir transpassar da parte superior para a inferior. Antes de concluir a perfuração, é importante marcar todas as garrafas com a mesma distância entre os furos para que elas tenham simetria ao serem penduradas na parede;

Transpasse dois fios de arame pelos buraquinhos da garrafa. (Foto:Divulgação)

3. Faça furinhos na base da garrafa, permitindo assim a saída do excesso de água;

4. Transpasse dois fios de arame pelos buraquinhos da garrafa. Para garantir uma boa fixação da peça e evitar o deslize, coloque arruelas logo embaixo da PET. Caso prefira trabalhar com cordas de varal, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar;

5. Com as garrafas presas e alinhadas na parede, basta adicionar a terra adubada, as sementes e cuidar para que as plantas cresçam com saúde.

Veja também: Horta vertical: como montar

Top