Horta de ervas aromáticas: como fazer

PUBLICIDADE
Saiba como obter sempre elementos frescos ao seu alcance

As ervas aromáticas são elementos fundamentais na gastronomia, visto que são capazes de ceder um toque especial à qualquer refeição. Entretanto, sabemos que na maioria das vezes as plantas deste gênero possuem uma durabilidade muito pequena fora da terra, perdendo também o seu aroma ou até mesmo estragando antes mesmo de podermos utilizá-las.

Deste modo, para você que deseja obter sempre elementos frescos ao seu alcance, elaboramos esta matéria sobre como fazer uma horta de ervas aromáticas, que vale a pena conferir:

Escolhendo as plantas

As ervas-aromáticas ou ervas de cheiro, são plantas muito procuradas para o uso doméstico e industrial e variadas são as finalidades. Podemos encontrá-las presentes na culinária sejam sob a forma de chás e temperos, como também em várias receitas para a cura, devido suas inúmeras propriedades medicinais, tais como ações antimicrobianas e combate às demais infecções.

PUBLICIDADE
Usufrua das especiarias obtidas com as ervas aromáticas

Dentre as sementes mais procuradas para o plantio, encontramos o coentro, a erva-cidreira, o manjericão, a salsa, o tomilho, o alecrim, a hortelã, o estragão, as folhas de louro, dentre muitas outras existentes. Para escolhê-las, no entanto, avalie primeiramente as condições de cultivo em que serão submetidas: plantas herbáceas como a hortelã, a título de exemplo, demandam de mais espaço pelo fato de suas raízes serem maiores, de modo que também não podem ser plantadas junto com outras ervas aromáticas.

Faça já a sua horta

Para fazer uma horta de ervas aromáticas, o procedimento é bem simples e muito barato. Os produtos podem ser adquiridos tanto em supermercados como em armazéns e floriculturas mais próximas de sua casa.

Os itens para a montagem das hortas são facilmente encontrados

Portanto, inicie dispondo em um vaso de um tamanho considerável as pedras expandidas de argila, que auxiliarão na drenagem do local. Feito, cubra-as com um manto de bidim e a seguir despeje uma terra rica em nutrientes até a metade do vaso. Em seguida insira a muda de sua erva aromática, retirando um pouco dos excessos da própria terra da muda para que suas raízes se adaptem ao novo recipiente.

Para enriquecer a terra, tenha sempre em mãos uma mistura de cascas de frutas e vegetais como adubos e regue-as em pequenas quantidades todos os dias.

Saiba mais sobre como fazer adubos caseiros e ecológicos

Lembre-se de cuidar da manutenção de sua pequena horta com muito empenho, pois assim você terá sempre ao seu alcance o melhor que a natureza tem a oferecer.

PUBLICIDADE

Leia também

Como montar uma horta em casa – fotos e modelos

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.