Horta de ervas aromáticas: como fazer

As ervas aromáticas são elementos fundamentais na gastronomia, visto que são capazes de ceder um toque especial à qualquer refeição. Entretanto, sabemos que na…

Saiba como obter sempre elementos frescos ao seu alcance

As ervas aromáticas são elementos fundamentais na gastronomia, visto que são capazes de ceder um toque especial à qualquer refeição. Entretanto, sabemos que na maioria das vezes as plantas deste gênero possuem uma durabilidade muito pequena fora da terra, perdendo também o seu aroma ou até mesmo estragando antes mesmo de podermos utilizá-las.

Deste modo, para você que deseja obter sempre elementos frescos ao seu alcance, elaboramos esta matéria sobre como fazer uma horta de ervas aromáticas, que vale a pena conferir:

Escolhendo as plantas

As ervas-aromáticas ou ervas de cheiro, são plantas muito procuradas para o uso doméstico e industrial e variadas são as finalidades. Podemos encontrá-las presentes na culinária sejam sob a forma de chás e temperos, como também em várias receitas para a cura, devido suas inúmeras propriedades medicinais, tais como ações antimicrobianas e combate às demais infecções.

Usufrua das especiarias obtidas com as ervas aromáticas

Dentre as sementes mais procuradas para o plantio, encontramos o coentro, a erva-cidreira, o manjericão, a salsa, o tomilho, o alecrim, a hortelã, o estragão, as folhas de louro, dentre muitas outras existentes. Para escolhê-las, no entanto, avalie primeiramente as condições de cultivo em que serão submetidas: plantas herbáceas como a hortelã, a título de exemplo, demandam de mais espaço pelo fato de suas raízes serem maiores, de modo que também não podem ser plantadas junto com outras ervas aromáticas.

Faça já a sua horta

Para fazer uma horta de ervas aromáticas, o procedimento é bem simples e muito barato. Os produtos podem ser adquiridos tanto em supermercados como em armazéns e floriculturas mais próximas de sua casa.

Os itens para a montagem das hortas são facilmente encontrados

Portanto, inicie dispondo em um vaso de um tamanho considerável as pedras expandidas de argila, que auxiliarão na drenagem do local. Feito, cubra-as com um manto de bidim e a seguir despeje uma terra rica em nutrientes até a metade do vaso. Em seguida insira a muda de sua erva aromática, retirando um pouco dos excessos da própria terra da muda para que suas raízes se adaptem ao novo recipiente.

Continuar Lendo  Idade certa para se preocupar com pele enrugada

Para enriquecer a terra, tenha sempre em mãos uma mistura de cascas de frutas e vegetais como adubos e regue-as em pequenas quantidades todos os dias.

Saiba mais sobre como fazer adubos caseiros e ecológicos

Lembre-se de cuidar da manutenção de sua pequena horta com muito empenho, pois assim você terá sempre ao seu alcance o melhor que a natureza tem a oferecer.

Leia também

Como montar uma horta em casa – fotos e modelos

Top