Homens que consomem chocolate podem sofrer menos AVC

PUBLICIDADE

Pesquisas já comprovaram que o chocolate, quando consumido com moderação ,traz diversos benefícios para a saúde. O alimento é um poderoso aliado no combate à depressão, melhora o humor, evita o estresse e aumenta o tempo de vida. Recentemente uma pesquisa também revelou que comer chocolate reduz as chances de sofrer derrame, pois mantém o sangue mais fino e as artérias limpas.

O consumo moderado de chocolate diminui o risco de derrame. (Foto:Divulgação)

O consumo de chocolate reduz riscos de derrame em homens

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou que os homens que consomem chocolate podem sofrer menos AVC. A incidência de derrame diminui significativamente apenas consumindo quantidades pequenas do alimento proveniente do cacau. Os resultados completos do estudo foram divulgados no periódico Neurology.

Para chegar à conclusão de que o chocolate reduz as chances de AVC em homens, os pesquisadores avaliaram 37.103 participantes do sexo masculino, com idade de 49 a 75 anos. Ao longo de dez anos de acompanhamento, os voluntários responderam questionários sobre os hábitos alimentares e as condições de saúde. Ao término do estudo, foram contabilizados quase 2 mil homens que sofreram AVC.

PUBLICIDADE

Os homens que não tinham o hábito de consumir chocolate ou que ingeriam quantidades insignificantes apresentaram uma incidência de derrames de 85 para cada 100.000 participantes ao ano. Entre os participantes que mais comiam o alimento, em média 10 gramas diariamente, a incidência de acidente vascular cerebral foi de 73 por 100.000 homens.

A pesquisa avaliou 37.103 homens, com idade de 49 a 75 anos. (Foto:Divulgação)

Os autores do trabalho levaram em consideração alguns fatores para determinar o menor risco de AVC em homens que consumiam chocolate regularmente. Entre os aspectos que foram considerados no estudo, estão: peso, sedentarismo, tabagismo e pressão alta.

De acordo com os dados obtidos após o acompanhamento que durou dez anos, os pesquisadores concluíram que os homens que consomem em média 10 gramas de chocolate por dia apresentam um risco até 17% menor de sofrer derrame, em comparação com aqueles que não comem chocolate.

Susanna Larsson, coordenadora da pesquisa, afirma que os benefícios do chocolate para a saúde resultam da alta concentração de flavonoides no alimento. A substância atua no organismo como antioxidante e anti-infamatório, contribuindo assim com a prevenção de diversas doenças.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Benefícios do Chocolate Para a Saúde

Consumo de chocolate não pode ser exagerado

Chocolate atua no combate ao AVC devido a concentração de flavonoides. (Foto:Divulgação)

Embora o chocolate tenha um aspecto positivo sobre a saúde, o seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor calórico e a grande quantidade de gordura. O excesso do alimento prejudica o corpo de várias maneiras, causando obesidade, diabetes e até mesmo dependência.

PUBLICIDADE

Quem deseja aproveitar os benefícios deve optar pela versão mais escura do alimento. Pesquisas já comprovaram que o chocolate meio amargo é rico em uma substância chamada treobomina, capaz de melhorar o funcionamento do sistema nervoso e muscular, além de garantir a saúde cardíaca e prevenir a hipertensão.

Veja também: Chocolate traz benefícios para memória de idosos

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.