Homens podem ficar grávidos: entenda como

Élida Santos 06/10/2015 Curiosidades

Homens podem ficar grávidos: entenda como isso pode acontecer e as várias maneiras de manifestação dessa tal “gravidez masculina”. No ano passado, Harry Ashby, de 29 anos de idade começou a sentir os mesmos sintomas que a sua namorada grávida. O segurança britânico parou nas manchetes de jornais da Inglaterra após ser diagnosticado com a síndrome de Couvade.

Homens podem ficar grávidos: entenda como (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Britânica que só mexe os olhos se forma na faculdade

Homens podem ficar grávidos: entenda como

Homens podem ficar grávidos: entenda como sabendo mais sobre a síndrome de Couvade. No caso de Harry Ashby ele passou a ter os sintomas da namorada mesmo antes dela saber da sua gravidez. Ambos procuraram o médico reclamando de enjôos, náuseas e ganho de peso, além da crescente barriga. Ela estava grávida e ele também, de uma certa forma.

Homem grávido existe (Foto: Divulgação)

Gravidez masculina é psicológica

A síndrome de Couvade é mais comum do que muitos imaginam. O nome do problema tem origem da palavra francesa “couver”, que significa incubar e trata-se de vários sintomas involuntários que são associados à gestação, que não possuem nenhuma causa física determinada e aparecem somente em alguns homens que serão pais.

Pais podem ser vítimas desse mal (Foto: Divulgação)

Síndrome da gravidez masculina aconteceu pela primeira vez no ano de 1865

Esse mal não é recente, mas ainda causa espanto. A síndrome foi descoberta pelo antropólogo francês, que fez uso desse nome pela primeira vez no ano de 1865, para descrever os hábitos que via ao analisar comunidades primitivas, como na antiga Grécia, diante da espera de um bebê.

Essas comunidades primitivas realizavam rituais que faziam referência ao que acontecia com as mulheres grávidas. Os homens ficavam fazendo referência ao que a mulher sentia quando tinha as dores do parto, eles deixavam de fazer suas obrigações como se estivessem esperando um bebê e não pudessem fazer força física. Até a amamentação de uma criança os homens imitavam, colocando o bebê após o nascimento no peito do pai, como se ele fosse amamentá-lo, como a mãe faz.

Saiba mais informações sobre: Curiosidades sobre gravidez

 

Cuidado com a síndrome que torna os homens grávidos (Foto: Divulgação)

Sintomas da síndrome de Couvade

A síndrome de Couvade moderna traz alguns sintomas, como pro exemplo vômito, náuseas, tontura, dores abdominais e dentárias, mudança de apetite, cansaço físico, insônia, problemas intestinais, aumento de peso, entre outros bem típicos de mulheres grávidas.

 

Gravidez psicológica é involuntária

E pasmem: de acordo com uma pesquisa feita em 2013 com 143 homens, 72% deles apresentam ao menos um sintoma da sua companheira grávida. Os resultados do levantamento foram publicados na revista científica Medical Science Monitor. O estudo mostra que esses sintomas são involuntários e que podem ser sentidos por qualquer homem que será pai, mesmo os que não sabem disse e convivem com uma grávida.

Outros artigos

A evolução dos celulares: fotos incríveis

03/10/2016

A evolução dos celulares: fotos incríveis

Quando surgiu o telefone celular? Quais funções ele tinha? Quem o inventou? Para responder a essas e outras perguntas, preparamos um resumo que conta a evolução dos ...

Curso de Maquiagem Online Grátis

29/12/2009

Curso de Maquiagem Online Grátis

As mulheres de hoje em dia sempre querem andar mais elegantes com visual moderno, e para que um look fique completo nada melhor que uma boa maquiagem. Mais um de...

As séries que foram canceladas em 2012

01/01/2013

As séries que foram canceladas em 2012

O ano está chegando ao fim, mas, para algumas séries de TV, ele já acabou. Este é o caso das séries que foram canceladas em 2012, seja porque estavam há tempos no ar...