Homens com depressão pós-parto

Por mais que a chegada do bebê na casa proporcione muita felicidade, a vida de todos os casais sofre mudanças, principalmente para os pais…

Por mais que a chegada do bebê na casa proporcione muita felicidade, a vida de todos os casais sofre mudanças, principalmente para os pais de primeira viagem. Com isso, muitos homens não conseguem lidar com as mudanças bruscas e acabam caindo em depressão. Saiba mais sobre os homens com depressão pós-parto.

A depressão pós parto acomete muitos homens. (Foto: divulgação)

Depressão pós-parto

A tristeza paterna aparece logo após o nascimento do bebê. Trata-se da depressão pós-parto. Muitas pessoas não sabem mais esse problema acomete cerca de 15 a cada 100 mulheres, também tirando o sono dos homens. O pior de tudo é que ela afasta o apetite, a disposição, prazer e a alegria de ser pai.

É que esse problema não aparece do nada. Tudo começa após o nascimento das crianças, quando o casal está se adaptando a um novo ritmo de vida e enfrentando os novos desafios do crescimento familiar.

Nessa fase, várias dúvidas frequentes passam pela cabeça dos homens, principalmente no que diz respeito a educação dos filhos. Dessa forma, a preocupação pode dar um empurrãozinho no estresse e na ansiedade.

A depressão pós parto em homens ocorre por vários fatores. (Foto: divulgação)

Veja também depressão pós-parto em homens 

Homens com depressão pós-parto

A depressão pós-parto é muito comum no primeiro filho ou quando os pais não estavam esperando a chegada do bebê. As mudanças geradas pela paternidade provocam grande impacto entre os homens. Dessa forma, é essencial que os pais acompanhem todas as etapas da gravidez. Participar do pré-natal, das conversas com médicos e ouvir outros pais fará com que eles se sintam mais seguros.

As cobranças são maiores por parte do homem, que deve cuidar da mulher e do bebê que exige atenção redobrada. Essa sobrecarga gera um efeito negativo, que pode levar a depressão.

Continuar Lendo  Cores que estão sempre na moda para inverno

O mais indicado para os homens que estão passando por uma depressão pós-parto é procurar um especialista ao surgirem os sintomas. O tratamento depende do grau do problema e pode incluir ou não o uso de remédios. Muitas vezes trata-se apenas de uma tristeza passageira ou sensação de abandono pela mulher. Nesse caso, é preciso conversar com ela e falar sobre o que está acontecendo.

Os pais devem procurar ajuda para acabar com a depressão pós parto. (Foto: divulgação)

Veja também as principais causas de depressão pós-parto

A depressão pós-parto masculina é um problema que acomete muitos papais, em especial os de primeira viagem. Geralmente, o problema é causado pela falta de experiência e pelas dificuldades enfrentadas. Entretanto, o casal deve identificar o problema precocemente e procurar ajuda para que isso não se torne um quadro grave de depressão.

 

Top