Home office na sala: como montar

O home office tem se tornado popular nas casas brasileiras, sendo um espaço perfeito para arquivar documentos importantes e trabalhar. Normalmente este tipo de…

A ampla área social cedeu espaço para o home office.

O home office tem se tornado popular nas casas brasileiras, sendo um espaço perfeito para arquivar documentos importantes e trabalhar. Normalmente este tipo de escritório é montado de acordo com as necessidades da família ou do morador que precisa de um canto específico para realizar as tarefas profissionais.

Tenha um escritório em casa. Saiba mais: Como montar um home-office

Nem todas as casas possuem um cômodo vazio a disposição para montar um home office, por isso é necessário fazer algumas adaptações no projeto. Quando o escritório em casa não conta com um ambiente exclusivo, ele deve fazer parte de outra divisão já definida na residência, como é o caso da sala.

O home office na sala aparece como uma opção para apartamentos e casas com pouco espaço. Este tipo de integração, quando bem executado, pode funcionar e deixar o morador à vontade para realizar as tarefas do trabalho. Por outro lado, se os conceitos estiverem em desarmonia, a decoração pode ser prejudicada.

Prós e contras do home office na sala

O escritório integrado a sala pode interferir na concentração.

A residência pode até não ter um cômodo sobrando para a construção do escritório, mas a ampla área social pode ser útil para a montagem do home office. Este conceito agrega valores contemporâneos, principalmente pelo fato de permitir a criação de uma sala multifuncional, ou seja, onde os moradores podem participar de um bate-papo, assistir TV, reunir a família para jantar e, inclusive, trabalhar.

Com o home office na sala, o indivíduo não fica apenas na frente do computador e isolado do mundo, mas sim pode visualizar o movimento dentro da residência e se comunicar com mais facilidade.

Continuar Lendo  Suor durante o exercício: como lidar

Apesar de apresentar uma dinâmica interessante, o escritório montado na área social pode não dar certo para as pessoas que necessitam de concentração no trabalho. O excesso de conversa, o televisor ligado e a circulação constante dos demais moradores dispersam com mais facilidade.

Dicas para montar home office na sala

A sala e do home office precisam dialogar na decoração.

O layout da sala com home office deve favorecer o conforto, a tranquilidade e o bem estar dos moradores. É importante que o espaço seja bem organizado, com uma decoração limpa e harmoniosa.

Reserve um canto da sala para colocar a escrivaninha ou a estação de trabalho, se preocupando também com a escolha de uma cadeira confortável para garantir boa acomodação. Caso tenha espaço disponível na área social, também é possível acrescentar uma estante planejada para organizar os arquivos de trabalho.

A falta de espaço para incluir a bancada de trabalho na decoração da sala pode ser resolvida, basta eliminar um móvel sem utilidade, como é o caso do aparador. Como a área é pequena, o home office deve ser montado com itens mobiliários compactos e proporcionais.

Caso as atividades desempenhadas pelo morador necessitem de concentração e silêncio, vale a pena adaptar uma divisória para isolar o home office do restante da sala.

Leia mais: Saiba o que não pode faltar no seu home-office

 

Top