Hipotermia: como agir

Hipotermia é o nome dado ao estado de diminuição da temperatura corporal abaixo de 35°C, podendo atingir níveis que se tornam extremamente perigosos e…

A hipotermia é um problema grave e frequente no mundo dos esportes radicais

Hipotermia é o nome dado ao estado de diminuição da temperatura corporal abaixo de 35°C, podendo atingir níveis que se tornam extremamente perigosos e com alto risco de sérias complicações. Nessa situação é importante agir rápido para que seja possível evitar o agravamento do quadro, que acaba se tornando incompatível com a vida. Saiba como identificar o problema e quais medidas devem ser tomadas.

Como identificar a hipotermia

Os primeiros sintomas são temores e frio intenso nas mãos e pés, podendo se tornar dormentes e com dificuldade de movimentação. É comum a perda de energia, com dificuldade respiratória que se agrava com o passar do tempo, pulsação lenta, edema no rosto e perda de controle urinário.

Em estados mais avançados ocorre perda da memória, dos sentidos e do controle dos membros superiores e inferiores. Caso a vitima não seja socorrida imediatamente, a pulsação se torna cada vez mais fraca até desaparecer, as pupilas se dilatam e o paciente vai a óbito.

Conheça lugares para praticar esportes radicais.

O que fazer

Quando mais precocemente for detectado o problema, mais fácil será sua resolução e menores as chances de sequela da vítima. Os procedimentos necessários para restabelecer a temperatura corporal são:

  • Realizar massagens vigorosas em todo corpo;
  • Ingerir bebidas quentes;
  • Caso a vítima esteja com roupa úmida, é preciso retirá-las rapidamente, porque a água presente na roupa retira ainda mais calor do corpo;
  • É possível deitar com o corpo junto ao da vítima, para ajudá-la a elevar a temperatura corporal através da transmissão de calor, melhorando rapidamente o estado geral;

    Depois de realizar as atividades, é necessário manter a roupa seca

  • Em hipótese alguma ofereça bebidas alcoólicas, pois, apesar de proporcionar aparente sensação de aumento da temperatura corporal, na verdade o álcool inibe as vias formadoras de calor;
  • É importante lembrar que essa situação pode ser grave e, dependendo do contexto, é necessário acionar o serviço médico, para sejam realizados procedimentos avançados, como a infusão de soro aquecido ou aquecimento do sangue via extracorpórea, para que seja salva a vida da vítima.
Leia Também:  Pontos Turísticos na Austrália

Dicas para prevenir o problema

A tomada de alguns cuidados simples ajuda a evitar a hipotermia. Confira:

  • É preciso usar roupas apropriadas quando for se expor a ambientes frios. Lembrar-se de proteger a cabeça é muito importante, pois até 20% da temperatura corporal é perdida nessa região;
  • Não fique com a roupa molhada, e sempre que pegar alguma chuva ou depois de fazer rafting, troque toda a vestimenta. A umidade atrapalha na capacidade do organismo em manter a temperatura corporal adequada;
  • Para ajudar o sangue a circular melhor e o organismo a produzir mais calor, a realização de exercícios é uma boa opção.

O suporte médico pode realizar medidas avançadas para aumentar a temperatura corporal

A diminuição da temperatura corporal é um evento grave e que, em situações extremas, pode ser incompatível com a vida. É preciso se prevenir da hipotermia e, no aparecimento dos primeiros sinais do problema, tomar as medidas necessárias para reverter o quadro.

Conheça os cuidados que devem ser tomados com as crianças durante o inverno. 

Top