Hidratar a pele durante o banho, dicas

No inverno, o banho aufere uma extensão ainda maior de prazer em nosso dia a dia. Por outro lado, mais quente e demorado, tende…

Banhos demorados, ainda mais com a temperatura elevada, ressecam muito a pele e contribuem até para dermatites. (Foto: Divulgação)

No inverno, o banho aufere uma extensão ainda maior de prazer em nosso dia a dia. Por outro lado, mais quente e demorado, tende a desidratar a pele já sensibilizada pelas baixas temperaturas.

De acordo com a dermatologista, Liliana Bechelli, banhos demorados, ainda mais com a temperatura elevada, ressecam  muito a pele e contribuem até para dermatites, sobretudo e o indivíduo não possui o costume de se hidratar ou aplicar o protetor solar diariamente.

Confira: Alimentos que deixam a pele bonita

“À noite, pode-se optar por banhos mais quentes, não só porque o clima está mais fresco ou frio, mas principalmente por causa do efeito relaxante sobre o corpo. Para ficar mais bonita, recomenda-se intercalar duchas de água quente e fria – isso ativa a circulação e ajuda a tonificar a pele”, recomenda.

O ideal é usar um sabonete apropriado para cada tipo de pele, dando prioridade àqueles que sejam hidratantes.(Foto: Divulgação)

O mesmo cuidado vale para a preferência dos sabonetes na hora do banho. O ideal é usar um sabonete apropriado para cada tipo de pele, dando prioridade àqueles que sejam hidratantes. “O importante é evitar o uso de sabonetes com muito detergente, pois deixam a pele mais irritada e propensa a infecções”, alerta a especialista.

Leia também: Máscaras caseiras para pele seca

Isso ocorre porque o sabão elimina a camada natural e invisível de oleosidade existente na pele, que serve para protegê-la de pequenos acometimentos climáticos, por exemplo. Escolher sabonetes com pH neutro e o mais próximo da pele também é uma alternativa. Nesse quesito os líquidos ou em gel são os mais indicados, além de serem mais simples de espalhar sobre o corpo. Para peles secas, é a melhor recomendação.

Escolher sabonetes com pH neutro e o mais próximo da pele também é uma alternativa.(Foto: Divulgação)

No caso das loções hidratantes, é fundamental escolher produto que contenham na composição extratos vegetais, capazes de prevenir os ressecamento e proporcionar uma hidratação mais intensa, duradoura e um toque suavizado na pele.

Leia Também:  Decoração de bolos de casamento: tendências 2013

Veja mais: Pele hidratada no inverno

“Durante o inverno, é no corpo que percebemos um ressecamento maior do que na face, pois o rosto possui maior número de glândulas sebáceas, que promovem hidratação. Para suprir esta carência é aconselhável o uso diário de hidratante de acordo com cada tipo de pele”, completa a dermatologista.

Top