Hidratantes indicados para cada tipo de pele

Além de hábitos saudáveis que devem ser adquiridos e seguidos a vida toda, os cosméticos são parte importante no tratamento da pele.

Cuidados com a pele são essenciais e necessários para todos: homens, mulheres e crianças. Desde cedo é importante dar atenção ao uso do protetor solar, alimentar-se bem, ingerir bastante líquido, fazer exercícios… Todos esses cuidados resultam numa pele mais bonita e muito mais saudável.

Além desses hábitos que devem ser adquiridos e seguidos a vida toda, os cosméticos são parte importante no tratamento da pele.

Tipos de Pele

Antes de ir comprando ou aplicando qualquer hidratante é preciso saber e conhecer qual o seu tipo de pele. Produtos errados podem desenvolver problemas ou acentuar os que já forem existentes.

Pele Seca: Se sua pele é opaca, fina, sem brilho, áspera e com pouca elasticidade, ela é uma pele seca. Tendência a descamar também é bem característica desse tipo de pele;

Pele Normal: A gordura natural é produzida na quantidade adequada, elasticidade, suavidade, poros pequenos e pouco visíveis, brilho natural e as chances de desenvolver manchas e espinhas são baixas;

Pele Mista: Muita oleosidade na testa, no nariz e no queixo, área conhecida como zona T. Nas outras partes do rosto, a característica é seca;

Pele Oleosa: Herança genética, esse tipo de pele tem uma produção muito maior de secreção sebácea, deixando-a mais brilhante e úmida;

Pele Sensível: Fina, frágil e muito delicada. Tem pouca oleosidade e está mais propensa à formação de rugas. Necessita cuidados redobrados.

Cuidados

Identificado o seu tipo de pele, é hora de adquirir os hidratantes corretos para cada uma delas.

Pele Seca: Na hora da limpeza, deixe de lado os sabonetes comuns, eles ressecam ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos e tônicos. Não use loções a base de álcool ou adstringente. O melhor hidratante é aquele na forma de cremes. Protetor solar diariamente.

Leia Também:  Pré-xampu: o que é, benefícios

Pele Normal: Neste caso, tudo está em equilíbrio. O cuidado mesmo é com o protetor solar que não pode faltar nunca. Hidratantes podem ser trocados constantemente.

Pele Mista: Produtos de dupla ação são encontrados no mercado. Hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Pele Oleosa: Produtos formulados em gel, fluidos, loções ou sérum, de preferência sem óleo. Os produtos não podem causar a obstrução dos poros.

Pele Sensível: Água thermal e máscaras hidratantes, preferencialmente, recomendados por um dermatologista é a melhor escolha.

Top