Hidratante em barra: saiba mais

É sabido que a pele necessita de hidratação diária, seja no inverno ou no verão. O hábito contribui com o melhoramento da aparência da…

É sabido que a pele necessita de hidratação diária, seja no inverno ou no verão. O hábito contribui com o melhoramento da aparência da cútis, tornando-a mais macia, elástica e brilhante. Quando o uso de hidratantes tem início ainda em fase muito jovem, também ajuda a prevenir estrias e dar uma textura mais uniforme à pele. Para muitas pessoas, a rotina de hidratação pode ser maçante, mas quem já acostumou a isso sente a diferença, quando não se usa um bom hidratante, pois a pele fica mais seca e áspera, principalmente após o banho, quando a temperatura da água e os sabonetes acabam retirando sua oleosidade natural. Para reverter essa situação, os cremes e óleos são grandes aliados; porém, há algum tempo, chegou ao mercado brasileiro o hidratante em barra.

Hidratar a pele, diariamente, só traz benefícios (Foto: Divulgação)

Por aqui, o produto ainda é uma novidade, relativamente recente. Em outros países, no entanto, seu uso já é bastante comum, pois em alguns lugares onde o clima é mais frio, a pele das pessoas sofre com o ressecamento constante e passa a produzir mais óleo – o que é evitado com os sabonetes em barra. Suas propriedades são um pouco diferentes das versões líquidas e prometem hidratar a pele, dez vezes mais. O creme hidratante em barra mantém a cútis bonita e sedosa, por mais tempo.

O que é hidratante em barra

Os principais ingredientes do hidratante em barra são a manteiga de karité (que impede a produção excessiva de sebo), a manteiga de cacau (que proporciona suavidade à cútis) e a manteiga de manga (que equilibra a ação dos outros dois ingredientes, evitando oleosidade ou ressecamento excessivos). O produto ainda é livre de conservantes – o que previne contra o aparecimento de dermatites -, além de contribuir com a síntese de colágeno e elastina, pois os ácidos graxos de sua composição estimulam a produção destas proteínas. Com isso, a pele pode ficar mais firme e as estrias podem ser amenizadas.

O óleo hidratante em barra é semelhante ao sabonete de glicerina (Foto: Divulgação)

Como usar hidratante em barra

Para usar hidratante em barra não é necessário molhar a pele. Basta esfregar as mãos no produto e passá-lo no corpo ou no rosto. Ele cria uma camada fina de proteção, que impede a saída de água da cútis, além de evitar a oleosidade. Entretanto, seu uso prolongado não é indicado para pessoas que sofrem com acnes. O hidratante em barra deve ser usado por pessoas que têm a pele muito ressecada.

O hidratante em barra promete eficácia dez vezes maior (Foto: Divulgação)

Para quem gosta de usar produtos oleosos, durante o banho, também existe óleo hidratante em barra. Ele é semelhante a um sabonete de glicerina e deve ser aplicado, ao final do banho, como se fosse mesmo um sabonete comum. Em seguida, basta enxaguar o corpo e esperar até que seque um pouco, antes de finalizar com a toalha.

Leia Também:  Sucos delícias para a saúde

Quem deseja adquirir qualquer das duas versões pode procurá-las, em farmácias de manipulação. Também existem receitas caseiras de hidratante em barra, fáceis de serem feitas, que podem ser encontradas na internet.

Confira os melhores produtos: Melhores hidratantes para a pele  e  Os melhores óleos de banho: dicas

Top