Hidratação caseira para cutículas: como fazer

Muito tem se falado sobre os riscos de se remover cutículas. Embora seja um hábito bastante comum entre as brasileiras, a remoção desta delicada…

Muito tem se falado sobre os riscos de se remover cutículas. Embora seja um hábito bastante comum entre as brasileiras, a remoção desta delicada pele pode desencadear infecções gravíssimas. A cutícula protege a matriz ungueal, que é onde as unhas nascem e que, se exposta, pode ser invadida por bactérias e fungos. É por isso que hoje existem no mercado inúmeros produtos para hidratar as cutículas. Com paciência e muita hidratação, elas diminuem e ficam quase imperceptíveis. Porém, também é possível fazer uma hidratação caseira para cutículas, bastante eficaz e natural. Saiba como.

Com muita hidratação, é possível abandonar o hábito de remover cutículas (Foto: Divulgação)

Receita de hidratação caseira para cutículas

O ingrediente principal para a receita caseira de hidratação de cutículas é o azeite de oliva, que tem inúmeras propriedades e que pode, inclusive, proteger as pelinhas e as próprias unhas, com suas substâncias.

A maneira como se vai usar o azeite de oliva para hidratar cutículas pode variar. O importante é que ele seja extra virgem. Você pode usar um recipiente limpo e esterilizado, colocando nele um pouco de azeite e algumas gotinhas de óleos essenciais (para perfumá-lo), guardando-o e usando-o, sempre que achar necessário. A dica é aplicar a mistura três vezes ao dia ou antes de dormir.

Se optar por hidratar as cutículas antes de dormir, vale a pena envolver a mão com filme plástico ou luvas descartáveis. Basicamente, isso irá agir como agem as luvas amolecedoras de cutículas, porém sem a necessidade de retirá-las. O calor das mãos, retido pelo plástico, irá potencializar a ação do azeite.

Azeite de oliva é uma excelente opção para hidratar mãos e cutículas (Foto: Divulgação)

Outra forma de hidratá-las é esquentando o azeite, deixando-o morninho. A dica é fazer uma esfoliação das mãos, antes, usando mel e açúcar. Massageie bem, removendo todas as células mortas, pois isso irá contribuir para que as substâncias do azeite penetrem melhor nas cutículas, hidratando-as. Lave as mãos e mergulhe os dedos no azeite morno, deixando durante 15 minutos. Em seguida, retire o excesso e massageie as mãos, espalhando os vestígios do óleo.

Continuar Lendo  Corte de cabelo para disfarçar entradas

Outras dicas para cutículas

Cutículas diminuem, gradativamente, com a hidratação (Foto: Divulgação)

A hidratação constante das cutículas irá fazer com que elas diminuam. Toda vez que for hidratá-las, massageie-as bem, usando as pontas dos dedos. Tenha paciência, fazendo isso todos os dias. Chegará uma época em que as peles irão começar a ficar pequenas, sendo preciso apenas empurrá-las, um pouco. Continue hidratando, pois você perceberá que as cutículas irão ficar quase imperceptíveis e irão grudar, naturalmente, nas unhas. Mas isso pode levar meses.

Top