Hérnia de disco: aprenda como tratá-la sem cirurgia

PUBLICIDADE

A maior parte das dores nas costas somem com o tempo, seja com ajuda de terapia ou cirurgias, no entanto a exceção costuma ser incômodo com a hérnia de disco a qual é antecedida por ataques de dor lombar. Até hoje, ninguém sabe dizer porque o disco fica entre as vértebras e sai do canto para os vãos de onde partem as raízes ou rumo ao canal da medula. Se você é uma das pessoas que sofre com a hérnia de disco confira abaixo as dicas de como tratar esse male.

O que é?

A coluna vertebral é formada por vértebras, em seu interior existe um canal por onde passa a medula nervosa ou espinhal. Entre as vértebras estão os discos em forma de anel, os quais são compostos por um tecido, cuja função é evitar o atrito e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra.

Com o tempo, os discos vão se desgastando o que facilita a formação da hérnia de disco. O problema é mais comum nas regiões cervicais e lombares por serem áreas mais expostas ao movimento e aturam mais carga.

PUBLICIDADE

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: formigamento com ou sem dor na coluna, em membros inferiores ou superiores ou somente as extremidades (mãos e pés). Os sintomas vão depender do local de onde a hérnia estiver. Se a hérnia estiver localizada no nível da cervical, poderá haver dores nos ombros, pescoço, braços ou no tórax. Poderá também haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor nas pernas ou na barriga. A maioria das pessoas com hérnia de disco lombar relatam um forte dor atrás da perna que segue por todo o trajeto do nervo ciático.

Causas da doença:

São vários os fatores que contribuem para o surgimento da doença, como:

– Trabalho físico intenso

– Postura de trabalho estática

– Obesidade

– Inclinação freqüentemente do tronco

PUBLICIDADE

– Genética

– Puxar, levantar e empurrar

– Atividades repetitivas

– Envelhecimento

– Vibrações

 Tratamentos sem operação

Fisioterapia

A mobilização dos tecidos moles pode induzir o movimento articular e reduzir a efeito da mobilização do alongamento da articulação. A terapia auxilia no relaxamento da musculatura, a qual visa diminuir a dor e o espasmo muscular.

Exercícios Físicos

Depois do tratamento com a fisioterapia recomenda-se que a prática de atividades físicas, pois incluem os principais componentes da aptidão física relacionados a saúde: força, flexibilidade e  energia aeróbica. A atividade física evita futuros problemas na coluna e impede que o agravamento da hérnia em fase inicial.

Acupuntura

Segundo pesquisas recentes, tem mostrado que acupuntura funciona como analgésico, no entanto sua eficácia possui durabilidade até certo ponto. Se a dor não descontinuar  a melhor opção nesse caso é buscar um especialista na área, o qual saberá indicar o que precisará ser feito ou tomado nessas circunstancias.

Nos casos onde a hérnia já está em um nível aparentemente avançado, inicialmente os médicos tentarão aliviar a dor com exercícios físicos para a postura e remédios. No entanto, como nem sempre esse tratamento funciona, a saída será recorrer a cirurgias convencionais.

Leia também:

1 comentário

  • Foi bom ter lido sobre hérnia do disco, visto que padeço deste mal a já 5 anos , gostei do que li e espero poder encontrar um bom fisioterapeuta para resolução do meu caso
    muito obrigada josefa jacinto

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.