HD externo: modelos, preços

Você é um usuário assíduo dos programas que baixam músicas, filmes e aplicativos da internet? Então, certamente o disco rígido do seu computador já…

O HD externo é uma ótima solução para quem precisa de grandes capacidades de armazenamento

Você é um usuário assíduo dos programas que baixam músicas, filmes e aplicativos da internet? Então, certamente o disco rígido do seu computador já deve estar lotado, com tantos arquivos baixados, não é mesmo? Neste caso, uma boa saída seria adquirir um HD externo, dispositivo similar ao disco rígido instalado em seu PC ou notebook.

O HD externo possui um tamanho bastante compacto, sendo que alguns são bem pequenos, até menores que um telefone celular, o que facilita demais o seu transporte para qualquer lugar. Além desta vantagem, ele pode ser ligado em qualquer computador que tenha uma porta USB, trazendo uma facilidade a mais para quem precisa levar arquivos gigantes de um computador para outro.

O dispositivo também é ótimo para você fazer um backup dos dados que possui em seu PC, garantindo uma cópia segura dos arquivos mais importantes salvos em sua máquina. Além disso, serve como alternativa para guardar o seu catálogo de filmes, jogos, músicas e programas.

Isso tudo é possível devido à capacidade do HD externo. Atualmente, existem dispositivos com capacidades superiores a 2 Terabytes de dados (2.048 GB), ou seja, é espaço suficiente para guardar muitos arquivos. E o melhor é que você pode usar aplicativos para bloquear o acesso de terceiros ao seu HD externo, protegendo os dados com senha.

Existem alguns ainda mais sofisticados que só liberam o acesso às informações do disco rígido após o reconhecimento da impressão digital cadastrada como a do proprietário do dispositivo.

Modelos

São vários os modelos de HD externo, como os da linha My Passaport, da Western Digital

Há vários modelos de HDs externos à venda, fabricados por marcas como Samsung, Hitachi, Seagate, Western Digital, HP, LG, Iomega e Apple, entre outras. Os modelos variam conforme o uso, porém, os mais comuns são os portáteis, os de media centers (para armazenar grandes arquivos de áudio e vídeo) e os store center, cuja capacidade pode chegar a 8 Terabytes.

Alguns deles necessitam ser ligados à energia elétrica, mas para a maioria, basta conectá-los à entrada USB do computador, notebook ou TV para que eles funcionem. Fazendo manutenções periódicas e mantendo o HD externo longe da poeira, da sujeira e livre das quedas, ele pode durar bastante tempo (estima-se entre 10 e 20 anos de durabilidade).

Preços

Os preços dependem da capacidade do HD e também da marca

Fazendo uma pesquisa na internet, é possível encontrar vários tipos de HD externo, cujos preços partem de R$ 198,00, valor referente ao modelo portátil da Samsung, com capacidade para 500 GB.

Você pode encontrar os HDs externos à venda em sites como Submarino, Americanas, Walmart e Ricardo Eletro, entre outros.

Top