Handmade na decoração: saiba mais

As tendências em decoração funcionam, mais ou menos, como a moda para vestuário. Elas vêm e vão e, nestas andanças, acabam trazendo coisas que…

Por Editorial MDT em 21/11/2012

As tendências em decoração funcionam, mais ou menos, como a moda para vestuário. Elas vêm e vão e, nestas andanças, acabam trazendo coisas que há muito tempo não se via. Com isso, objetos, formas e mecanismos de criação voltam a ser valorizados, ganhando a atenção de todos. Coisas feitas à mão possuem um encanto especial, especialmente quando aparecem na decoração. Elas carregam a dedicação, a paciência e o amor empregados, em sua confecção. Quem é que não possui uma toalhinha de mesa, uma colcha ou qualquer outro objeto de decoração feito à mão por pessoas queridas, geralmente as mulheres mais velhas da família? Pois é esta a tendência mais atual, no tocante à decoração de ambientes.

Objetos decorativos, feitos em crochê (Foto: Divulgação)

Diferentes técnicas de artesanato voltaram a aparecer, na moda. Os últimos desfiles mostraram inúmeras peças de vestuário com estampas e materiais desta natureza. A tendência saiu das passarelas e foi parar em casas e em todos os outros lugares. É o chamado handmade na decoração. Por meio dele, o esmero e a criatividade empregados na confecção de uma peça decorativa dão elegância e  aconchego aos ambientes.

O que é handmade

A palavra handmade significa, em tradução literal, “feito à mão”. Agora, é chique decorar a casa, o escritório, bares, restaurantes ou qualquer outro ambiente com objetos artesanais. A tendência é bastante interessante e útil, pois estimula o reaproveitamento de certos materiais, bem como a criatividade das pessoas. Existem incontáveis formas de se aplicar o handmade na decoração. Não se tratam apenas dos tradicionais trabalhos, como crochê, tricô, bordados ou outros desta natureza. Decorar em estilo handmade também pode incentivar o uso de materiais recicláveis, por exemplo.

O contraste do moderno e o antigo, feito à mão (Foto: Divulgação)

Efeito handmade

O conceito de handmade também tem se estendido a outras formas de criação. De olho na tendência, a tecnologia já se encarregou de criar técnicas de fabricação de objetos que imitam aqueles feitos à mão. Com isso, colchas, almofadas, tapetes, vasos, sofás e uma infinidade de itens são fabricados com efeito handmade. Isso significa que tais objetos parecem ter sido feitos à mão, mas não foram.

Um puff com efeito handmade (Foto: Divulgação)

Para quem sempre valorizou o artesanato e fez questão de usá-lo na decoração, a nova moda é um prato cheio. A tendência handmade é uma excelente forma de incentivo à criação, bem como ao reaproveitamento de diferentes tipos de objeto – coisas que, atualmente, têm sido amplamente discutidas. Também é uma forma de valorizar o talento e o trabalho de quem dedica sua vida ao artesanato.

Veja mais sobre artesanato: Decoração de cozinha com artesanato: dicas

Aprenda a fazer um tapete e decore a sua casa, em estilo handmade: Tapetes de barbante: Como fazer

 

Top