Hábitos que reduzem risco de câncer

O câncer é uma doença que causa muito temor na maior parte das pessoas, mesmo com os vários avanços das formas de tratamento.  Boa…

O câncer é uma doença que causa muito temor na maior parte das pessoas, mesmo com os vários avanços das formas de tratamento.  Boa parte de todo medo é causado porque o câncer é uma doença capaz de causar grande desgaste físico, emocional e financeiro, não apenas no paciente como também em toda sua família. Por isso a melhor solução é se prevenir e evitar essa doença. Conheça algumas mudanças de hábitos que podem reduzir o risco de câncer.

O câncer é uma doença que ainda causa muito medo. (Foto: divulgação)

Hábitos que reduzem o risco de câncer

O câncer é uma doença multifatorial, ou seja, é o resultado da somatória de fatores intrínsecos e imutáveis, como as características genéticas, com fatores extrínsecos, que podem ser mudados. Eliminar os fatores externos ao máximo é uma forma inteligente de se prevenir do câncer.

Conheça os principais fatores que diminuem o risco de desenvolver um câncer:

  • Alimentação adequada

Quando o assunto é prevenção de neoplasias, a alimentação é o primeiro fator a ser avaliado, pois inúmeras pesquisas científicas são categóricas em afirmar que a má alimentação está diretamente relacionada com o aparecimento de tumores malignos. Entre os principais alimentos capazes de provocar câncerestão a carne vermelha, gorduras em geral e comidas enlatadas.

Maus hábitos alimentares estão envolvidos com o aparecimento de câncer. (Foto: divulgação)

Por outro lado também é possível fazer uso de produtos que são capazes de inibir o crescimento do tumor, como é o caso das frutas, legumes e verduras. O poder dos nutrientes oferecidos por esses produtos é incrível, mas infelizmente nem todo mundo gosta de incluir esses itens no cardápio do dia a dia.

  • Atividade física regular
Leia Também:  Coral - Decora Luz e Espaço

Entre os hábitos saudáveis mais recomendados também está a prática regular de exercício físico, capaz de beneficiar o organismo de diversas formas. Atualmente não é muito comum encontrar pessoas com tempo e disposição para realizar esse tipo de atividade, mas seus benefícios merecem um espaço na agenda de qualquer pessoa.

O sedentarismo causa problemas como o aumento de peso e distúrbios metabólicos importantes, que debilitam o corpo e podem desencadear diversos outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes e câncer, enquanto que a atividade física fortalece o sistema cardiovascular e previne esse tipo de problema.

  • Não tabagismo

O câncer é responsável por boa parte do índice de mortalidade atribuído ao cigarro, e o grande vilão do tabagismo é a nicotina e o açafrão. No passado, quando o hábito de fumar não era popular, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, diferente do que ocorre atualmente. Evitar o tabagismo é uma medida inteligente de se prevenir do câncer.

Não usar o cigarro é uma medida que promove mais saúde. (Foto: divulgação)

O câncer é uma doença grave e multifatorial, que ainda hoje é bastante temida pela maioria das pessoas. Para se prevenir vale a pena conhecer e apostar em medidas simples, porém eficientes contra esse tipo de problema.

Top