Hábitos que enfraquecem o cabelo

Hábitos aparentemente inofensivos podem fazer verdadeiros estragos nos cabelos. São coisas que fazemos em casa, na praia ou na piscina, ou até mesmo coisas que deixamos de fazer (como as idas ao cabeleireiro), puramente pelo hábito, mas que danificam muito as madeixas. Algumas delas fragilizam rapidamente; outras, com o passar do tempo. Veja alguns hábitos que enfraquecem os cabelos.

Condicionador deve ser totalmente removido, durante o banho (Foto: Divulgação)

Hábitos ruins para os cabelos

Tem o hábito de lavar os cabelos com água muito quente? Pois saiba que isso é terrível para os fios e para a pele. A temperatura alta da água contribui com o ressecamento dos cabelos. Os fios oleosos, por outro lado, ficarão piores pois, como o ressecamento, as glândulas sebáceas irão produzir mais óleo. Use, sempre, água fria ou morna.

Você acha que os fios estão ressecados e, então, ao lavá-los, costuma deixar restos de condicionador neles? Este é um hábito que enfraquece os cabelos. Os restos impedem que as cutículas se fechem. Para mantê-los hidratados ou domados, prefira cremes do tipo leave-in, que são próprios para isso.

Ao pentear os cabelos, há pessoas que usam escovas com cerdas muito moles ou cerdas duras e muito juntinhas, penteando-os molhados. A melhor forma de evitar a quebra dos cabelos é usar um pente de cerdas largas ou uma escova firme, com cerdas levemente espaçadas. Assim, evita-se que os fios sejam forçados ao desembaraço, quebrando-se.

Cabelos devem estar totalmente secos, antes de serem presos (Foto: Divulgação)

Vai tomar sol? Então, seja na praia, na piscina ou no quintal, não cometa o grande erro de usar máscaras comuns de hidratação, enquanto faz isso. Este é um hábito muito ruim para os cabelos, pois irá ressecá-los e enfraquecê-los. Não pense que os raios solares irão aumentar o poder de hidratação destes produtos. O adequado é usar protetores adequados contra o sol.

Outro hábito que prejudica os cabelos é deixar de lado os cortes trimestrais. Este é o tempo de intervalo indicado. Depois de três meses, as pontas dos fios começam a se abrir. Isso faz com que os cabelos fiquem ressecados, com aspecto espiguento e até caiam.

Hábitos péssimos para os cabelos

Cortes devem ser feitos a cada 3 meses (Foto: Divulgação)

Os hábitos acima são muito ruins para os cabelos, mas há outros que são piores. São eles:

amarrar os cabelos molhados: além de favorecer o aparecimento de fungos e caspas, também quebra os fios;

passar chapinha nos cabelos úmidos: terrível, este hábito “frita” os cabelos;

dormir com os cabelos molhados: favorece a proliferação de bactérias e fungos. Surgem coceiras e, em casos graves, queda;

ficar muito tempo com os cabelos presos: promove a quebra e o enfraquecimento. Procure alternar tipos de diferentes de penteados;

misturar químicas: muito ruim, este hábito enfraquece e faz com que os fios caiam, além de ficarem muito ressecados;

não hidratar: as hidratações do cabelo devem ser, no mínimo, quinzenais. Caso você faça uso de químicas ou se exponha aos raios solares, elas devem ser semanais.

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply