Hábitos que aumentam a fome: quais são

Existem diversos fatores na modernidade que prejudicam a nossa saúde. Uma alimentação baseada em grandes quantidades de produtos industrializados, o maior acesso ao conforto…

Consumir carboidratos demais leva ao aumento do apetite

Existem diversos fatores na modernidade que prejudicam a nossa saúde. Uma alimentação baseada em grandes quantidades de produtos industrializados, o maior acesso ao conforto propiciados pela tecnologia (elevadores, carros, controles remotos, entre outros), todos esses são fenômenos típicos dos processos de industrialização e urbanização. Esses hábitos da modernidade vêm gerando brasileiros com excesso de peso, inativos e estressados. A obesidade tornou-se tão comum que acabou por se transformar no mais grave problema de saúde pública do mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas.

Confira os hábitos que prejudicam a nossa alimentação e aumentam a fome

1. Ficar sem comer

Ficar um longo período sem ingerir alimentos é tão prejudicial quanto abocanhar uma bandeja de brigadeiros. Reduzir demais o cardápio força o organismo a conservar energia, em vez de gastá-la. O resultado é que o metabolismo fica lento. É fundamental não pular nenhuma refeição e alimentar-se em um intervalo de no máximo três horas. O segredo é fracionar a alimentação em pequenas porções ao longo do dia. Dessa forma você evita a ingestão de uma quantidade exagerada de alimentos, pois o organismo não se encontra vazio por completo.

2. Não ingerir líquidos

A hidratação do corpo literalmente lava as células e leva embora as toxinas que o organismo produz. Abuse daquele refrescante copo d água, de água-de-coco, de sucos naturais (sem açúcar) e de chás. Os líquidos são um hidratante natural para organismo.

3. Comer muito rápido

Evite comer com pressa e mastigue lentamente os alimentos. O estômago demora quinze minutos para enviar uma mensagem ao nosso cérebro de que estamos satisfeitos. Ou seja, comendo rápido demais seu organismo não tem tempo de avisar ao cérebro que você já está satisfeito, com isso acaba ingerindo muito mais do que o corpo precisa.

Leia Também:  As dietas mais perigosas para o corpo

4. Comer na frente da televisão ou do computador

Prefira um lugar calmo e tranquilo para se alimentar e prestar atenção nas garfadas. Na frente da televisão ou computador, por exemplo, é bem provável que você coma por impulso, sem nem perceber que já tinha alcançado a saciedade. Com isso estará ingerindo calorias a mais, sem mesmo perceber.

Comer assistindo TV leva a ingestão de alimentos por impulso

5. Consumir muitos carboidratos simples

Os carboidratos são deliciosos, mas digeridos mais rapidamente. Eles elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates, pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de glicose sanguínea. Quando isso acontece, o estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo. Se, mais uma vez, você satisfizer o apetite com carboidratos simples, você vai desejar ainda mais doce. Mas ao invés de sentir-se cheio e satisfeito, você se sentirá constantemente faminto. Isto significa que uma dieta que contém muito carboidrato simples pode levá-lo a um ciclo vicioso onde se come mais e mais.

6. Beliscar

Durante as atividades do dia-a-dia, beliscar alimentos aumenta as chances de ficar acima do peso. A vontade de pegar um pedacinho a toda hora vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional. Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições, sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos. Evite deixar doces, bolos, chocolates e petiscos nos armários de casa.

Beliscar alimentos leva ao consumo exagerado de calorias

O hábito equivocado é um gatilho para uma sucessão de erros, que aumentam ainda mais a fome. As armadilhas são muitas e de difícil superação. Por isso tente controlar seus hábitos para evitar ingerir alimentos em excesso.

Leia Também:  Base para pele negra - dicas

Top