Hábitos que aumentam a dor de cabeça

Nós somos o que comemos. Certamente você já escutou essa frase alguma vez na vida. Hábitos alimentares ruins refletem diretamente na sua saúde. De…

Comidas pouco saudáveis contribuem negativamente com a saúde (Foto: Divulgação)

Nós somos o que comemos. Certamente você já escutou essa frase alguma vez na vida. Hábitos alimentares ruins refletem diretamente na sua saúde. De acordo com o estudo da Academia Americana de Neurologia, não só a má alimentação, mas também o sedentarismo, o sobrepeso e o tabagismo podem influenciar na saúde, mais precisamente nas dores de cabeça que aparecem sem explicação inerente.

Durante a pesquisa seis mil pessoas foram acompanhadas. Todos os entrevistados tinham idade entre 13 e 18 anos. A avaliação ocorreu através de análise clínica e de um questionário que abordava a prática de atividade física e a presença ou não de tabagismo em seu cotidiano.

Quanto mais colorido o prato, melhor (Foto: Divulgação)

Os cientistas conseguiram comprovar que os adolescentes obesos, que não praticavam exercícios, tinham frequentemente enxaqueca, já as pessoas com peso normal, que praticavam algum tipo de atividade física tinham menos crises. No caso da enxaqueca, a causa principal é a disfunção cerebral, que pode ser hereditária, porém as dores são desencadeada por algum fator externo e a alimentação está diretamente ligada a isso.

Para os especialistas, qualquer ação que proporcione um melhor estado de equilíbrio do corpo e da mente pode ajudar a evitar crises de enxaqueca de quem sofre do problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% das mulheres e 10% dos homens do planeta, sofrem do mal. As dores de cabeça estão entre as disfunções que mais comprometem a vida natural das pessoas. No caso dos homens está em 19° lugar no ranking de doenças que mais levam a incapacidade funcional. Já para as mulheres o mal estar é classificado como o 12° dentre os piores.

Coma muitas verduras e vegetais (Foto: Divulgação)

Se você pretende zelar pela sua saúde, é melhor começar a pensar melhor os seus hábitos diários. Todos os dias faça alguma atividade física. Comece de vagar, caminhando apenas 20 minutos, depois na segunda semana aumenta para 30, até 1h30, se possível. Seu corpo ficará condicionado, o que não evitará somente dores de cabeça, como também lhe ajudará com relação a outros problemas de saúde.

Leia Também:  Enxaqueca Sintomas e Causas

No caso da alimentação, evite exagerar no café, chocolate e outros alimentos que desencadeiam enxaquecas. Coma muitos vegetais e frutas, mas não se esqueça do carboidrato e das fibras. Quanto mais colorido o prato, maior a quantidade de nutrientes ingeridos.

Top