Hábitos que ajudam a combater insônia

Dormir mal engorda e envelhece. O nosso organismo precisa de, pelo menos, seis horas ininterruptas de descanso.  Quando a pessoa demora para pegar no…

Por Élida Santos em 08/04/2014

Dormir mal engorda e envelhece. O nosso organismo precisa de, pelo menos, seis horas ininterruptas de descanso.  Quando a pessoa demora para pegar no sono ou simplesmente pula essa etapa do dia, com certeza está quebrando um ciclo que causa impactos na saúde. Cerca de 40% da população mundial sofre com insônia, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Leia mais sobre: Dicas caseiras para combater a insônia

 

Criar uma rotina de sono é essencial para combater a insônia (Foto: Divulgação)

As causas desse mal podem ser variadas, como por exemplo, problemas familiar, profissionais ou afetivos, depressão, ansiedade, uso de medicamentos, entre outras situações. Seja qual for o motivo, a solução é identificá-lo para cortar o mal pela raiz. A insônia, em alguns casos, pode ser evitada e curada com a mudança de alguns hábitos.

Determine uma rotina para dormir e combata a insônia

Para combater a insônia, o primeiro passo é criar uma rotina para a hora de dormir. Deite na cama e acorde sempre no mesmo horário. Não é recomendado tirar cochilos no meio do dia e não fique rolando na cama se não estiver com sono. Nesse caso, levante-se, vai ver televisão, ler um livro. Também não é recomendado trabalhar, comer e ver TV, pois isso cria um ambiente agitado e acaba com o sono.

Pratique exercícios durante o dia e durma melhor (Foto: Divulgação)

Exercícios físicos durante o dia ajudam a dar sono de noite

Correr, caminhar, dançar, praticar algum esporte, não importa o que vai fazer para exercitar o seu corpo, mas não deixe ele parado o dia todo. As atividades físicas fazem muito bem para à saúde e ajudam a relaxar. Mas não adianta praticá-las perto da hora de dormir, porque se ganha mais energia.

Coma menos e durma mais

De noite, pouco antes de dormir é recomendado que se faça refeições leves. Isso facilita a digestão e ajuda com relação ao sono. Também não é indicado ir pra cama sem comer nada, pois o estômago vazio acorda as pessoas no meio da noite. Saladas de folhas como alface e sucos como o de maracujá ajudam a dar sono e a manter o corpo relaxado.

Saiba mais sobre: Orientações para combater a insônia

Exclua do cardápio cafeína e álcool para dormir melhor

É recomendável não ingerir bebidas estimulantes (guaraná, café, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola), pelo menos, quatro horas antes de ir para a cama. Elas são fonte de cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso. O álcool também atrapalha a qualidade do sono, por isso, evite-o.

Top