Hábitos que ajudam a acabar com a insônia

Muitas pessoas passam a noite virando de um lado para o outro na cama, sem conseguir “pregar” o olho, ficando péssimas no dia seguinte,…

Muitas pessoas passam a noite virando de um lado para o outro na cama, sem conseguir “pregar” o olho, ficando péssimas no dia seguinte, devido à falta de sono. Se é o seu caso, conheça alguns hábitos que ajudam a acabar com a insônia.

A insônia incomoda muita gente (Foto: Divulgação)

De acordo com especialistas, para ter um sono reparador, é necessário dormir de seis a oito horas por noite (a quantidade de horas pode ser maior ou menor do que isso, variando conforme a pessoa). Mas para alguns, conseguir dormir pelo menos duas ou três horas já é algo complicado.

Tais pessoas podem estar com insônia, distúrbio que se caracteriza pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono. Ela pode ter causas orgânicas, como a produção inadequada de serotonina pelo organismo, e psíquicas, como o estresse, afetando tanto homens quanto mulheres, de várias faixas etárias.

Sucos naturais contra insônia

Crianças com insônia: como lidar

Hábitos que ajudam a acabar com a insônia

Tomar chá de camomila antes de deitar ajuda a relaxar (Foto: Divulgação)

Tomar uma boa xícara de chá antes de dormir, desde que ele não contenha cafeína, é um dos hábitos que ajudam a acabar com a insônia. Chá de erva-doce ou camomila, por exemplo, são boas alternativas, pois ajudam a relaxar. A bebida deve estar em temperatura ambiente ou mais fria.

Caso não tenha chá, você pode ainda tomar um copo de leite antes de deitar, pois a bebida é rica em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. Desta forma, o leite, de preferência morno, pode facilitar para que você tenha uma noite mais tranquila.

Continuar Lendo  Bolos de casamento individuais - nova tendência

Algo que também pode ajudar a acabar com a insônia é usar técnicas de relaxamento, como a meditação e a massagem, por exemplo, que relaxam a mente e o corpo, aliviando as tensões do dia e afastando as preocupações.

Também pode ajudar

A meditação e outras técnicas de relaxamento também ajudam a combater o problema (Foto: Divulgação)

Para combater a insônia, outras dicas interessantes são:

– Não fazer exercícios físicos pesados próximos à hora de deitar (o ideal é praticá-los entre duas e três horas, no máximo, antes de dormir).

– Escutar músicas relaxantes um pouco antes de dormir ajuda a embalar o sono. Já as canções mais agitadas podem causar o efeito contrário.

– Não coma muito antes de deitar, principalmente comidas gordurosas e pesadas. Além disso, evite ir para a cama assim que terminar a refeição.

– Escolha o colchão mais adequado para o seu peso e altura.

– Tome um banho morno, deixando a água escorrer pelo corpo durante um tempo. Isso ajuda a aliviar a tensão dos músculos.

Top