Hábitos de networking que devem ser evitados

Hábitos de networking que devem ser evitados

O networking inclui a criação de uma rede de contatos profissionais com o intuito de trocar informações, conquistar novas vagas e fazer colegas que…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

O networking inclui a criação de uma rede de contatos profissionais com o intuito de trocar informações, conquistar novas vagas e fazer colegas que possam lhe ajudar de alguma maneira em sua área. Para montar uma rede de relacionamento é preciso tempo e disponibilidade e, durante esse processo você deve se atentar e, além disso, existem alguns hábitos de networking que você não deve adotar, para não ser aquele profissional chato que ninguém quer ajudar.

Cultive bons hábitos para manter sua rede ativa (Foto: divulgação)

Hábitos de networking que devem ser evitados

Entre os hábitos de networking que devem ser evitados está a mentira. Nem todas as informações sobre a sua empresa ou a sua situação atual de trabalho devem ser compartilhadas com outros colegas de profissão. Por outro lado, se omitir é aceitável, mentir é um comportamento que deve ser evitado a todo custo. Dizer a um contato profissional que você fez um curso que não fez, por exemplo, pode comprometer a si mesmo e ao próprio colega. Imagine se o profissional resolve indicá-lo a uma vaga que requer uma habilidade que você disse dominar, mas não domina? Você pode ser desmascarado e a pessoa que lhe indicou pode perder também a credibilidade para fazer novas indicações àquela empresa.

Não conte mentiras (Foto: divulgação)

Quais são os hábitos de networking que você não deve ter

Na lista de hábitos de networking que devem ser evitados estão marcar um encontro com um colega e não aparecer. Caso você tenha tido um imprevisto sério e não possa ir, avise com antecedência e remarque, não deixe o profissional esperando atoa, o tempo dele é tão importante quanto o seu.

Se for se atrasar ou não puder comparecer a um encontro profissional, avise (Foto: divulgação)

Existem diversos hábitos de networking que os profissionais não devem cultivar. Tentar ser íntimo de uma pessoa para conseguir uma ajuda profissional quando você ainda não construiu um relacionamento profissional com ela é um desses hábitos. Você, por outro lado, não deve  se comprometer a auxiliar uma pessoa a conquistar uma vaga ou realizar determinada atividade se sabe que não pode ou não quer fazê-lo. É melhor ser sincero do que fazer com que a pessoa crie expectativas que não serão satisfeitas.

Veja mais: Descubra qual a maneira correta de fazer Networking

Dicas para Fazer Networking

Top