Hábitos alimentares que fazem mal a saúde

Infelizmente, alguns hábitos alimentares podem trazer grandes malefícios a nossa saúde. Segundo especialistas, esse é um dos motivos que impede que pessoas que façam…

O ideal é comer devagar.

Infelizmente, alguns hábitos alimentares podem trazer grandes malefícios a nossa saúde. Segundo especialistas, esse é um dos motivos que impede que pessoas que façam regime, emagreçam de forma ideal. Confira alguns exemplos de erros alimentares mais comuns.

Leia também: Como fazer uma dieta corretamente.

Conheça alguns hábitos alimentares que são prejudiciais a nossa vida

  • Comer de forma rápida

A pessoa que come rápido, em geral, não mastiga de forma correta. Como resultado, a função do estômago torna-se mais trabalhosa. Ao longo dos anos, essa sobrecarga estomacal pode ocasionar o desenvolvimento de doenças como a gastrite e a úlcera. Além disso, o hábito de ingerir rapidamente o alimento afeta a sensação de “saciedade”, ou seja, o cérebro demora mais tempo para entender o sinal de ingestão alimentar e inibir a fome, uma vez que o processo de inibição do apetite se retarda, deixando que a pessoa coma mais do que o suficiente.

Leia também:  Exageros alimentares – o que fazer.

  • Ingerir muita carne vermelha

Após diversos estudos, foi comprovado que ingerir muita carne vermelha pode sobrecarregar os rins. Para relembrar, os rins tem função de eliminar as substâncias que não são utilizadas pelo organismo, após o processo de digestão dos alimentos. Como a carne vermelha é fonte de proteína animal, ela não deve ser consumida de maneira exagerada, pois é rica em gordura saturada e colesterol.

O consumo exagerado de carne vermelha prejudica os rins.

  • Se alimentar sob estresse

Em geral, a pessoa que se alimenta sob condição de estresse acaba comendo mais rápido e em maior quantidade. Além disso, especialistas afirmam que a pessoa costuma descontar os sentimentos de ansiedade e tensão durante as refeições.

  • Comer com a atenção desviada

Um grande erro e que é praticado por uma grande parte da população é se alimentar enquanto assiste televisão ou enquanto está trabalhando, por exemplo. Como a pessoa presta menos atenção ao que está ingerindo, ela acaba consumindo uma quantidade maior de alimentos do que seria necessário

  • Não diversificar a alimentação

Para especialistas, o principal erro dos hábitos alimentares é a não diversificação dos alimentos. Ou seja, a pessoa não ingere os nutrientes necessários para manter uma vida saudável e equilibrada.

Comer grandes quantidades pode trazer sérios problemas.

É sabido que os hábitos alimentares podem trazer grandes prejuízos a nossa saúde. Entretanto, para poder manter uma vida saudável, é preciso reconhecer quais os erros e tentar corrigi-los da melhor maneira possível. Após conhecer um pouco mais sobre alguns hábitos alimentares que podem fazer mal à saúde, vale a pena rever quais estão presentes em seu dia-dia e mudá-los, pois, com certeza, adotar uma atitude como essa resultará em grandes benefícios.

Continuar Lendo  Possíveis candidatos à presidência em 2014

Leia também: Café da manhã – conheça os erros mais frequentes.

Top