H1N1: veja estados que anteciparam a vacinação contra a gripe

O H1N1 tem representado uma nova ameaça à saúde no Brasil, por isso o Ministério da Saúde optou pela antecipação da campanha de vacinação…

Por Isabella Moretti em 11/04/2016

O H1N1 tem representado uma nova ameaça à saúde no Brasil, por isso o Ministério da Saúde optou pela antecipação da campanha de vacinação contra a gripe 2016. O início está marcado para 30 de abril, pelo menos para sete estados e Distrito Federal.

O surto de H1N1 antecipou a campanha de vacinação contra a gripe. (Foto Ilustrativa)

O surto de H1N1 antecipou a campanha de vacinação contra a gripe. (Foto Ilustrativa)

O surto de H1N1 tem deixado muitas pessoas assustadas, especialmente com a temporada de inverno se aproximando. Para prevenir novos casos da doença, o Ministério da Saúde liberou os lotes de vacinas gratuitas com antecedência neste ano.

A partir de 30 de abril, os brasileiros poderão procurar um posto de saúde para tomar a vacina trivalente contra gripe do SUS. A dose protege o organismo contra três tipos de vírus, inclusive o temido H1N1.

A saúde pública do Brasil está em estado de alerta. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a gripe A já foi responsável pela morte de 71 pessoas até o dia 26 de março. Em 2015, o total de mortes registradas por causa da doença não passou de 36 ao longo do ano.

Estados que vão antecipar a vacina contra H1N1

Em São Paulo, a vacinação já começou. (Foto Ilustrativa)

Em São Paulo, a vacinação já começou. (Foto Ilustrativa)

O surto de H1N1 está deixando a população com medo, por isso a procura pela vacina aumentou consideravelmente. Para atender essa demanda, o SUS iniciará uma nova campanha de vacinação, que dá prioridade para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde e indígenas.

São Paulo foi um dos estados com maior número de casos de H1N1 2016, por isso a campanha de vacinação teve início no dia 04 de abril para profissionais da saúde. A partir de 18 de abril, serão vacinadas mulheres que se tornaram mães recentemente e pacientes com problemas crônicos. Os demais públicos receberão a vacina a partir do dia 18.

No estado de Alagoas, a vacinação contra gripe terá início no dia 25 de abril, assim como no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em outros estados a campanha já teve início, como no Amapá e Goiás. Já em Roraima, as vacinas serão aplicadas a partir de 18 de abril.

Sobre o H1N1

A doença tem os mesmos sintomas da gripe comum. (Foto Ilustrativa)

A doença tem os mesmos sintomas da gripe comum. (Foto Ilustrativa)

O H1N1 é um vírus que já causou mais de 70 mortes só nesse ano de 2016. A transmissão da doença acontece principalmente pelas mãos e contato direto com secreções, como é o caso da saliva.

Assim que o vírus entra no organismo, a pessoa começa a sofrer dor no corpo, febre, dor de garganta, tosse, falta de ar, entre outros. Os sintomas são semelhantes ao da gripe comum, só que com intensidade bem maior. Os riscos de complicações também são bem maiores.

A transmissão e contágio de H1N1 podem ser prevenidos, basta lavar as mãos várias vezes por dia, carregar um álcool em gel na bolsa, evitar aglomerações e não compartilhar itens de uso pessoal.  A vacina contra gripe também é fundamental para manter o corpo protegido contra o vírus.

Alguns estados anteciparam a vacinação contra gripe, portanto, vá ao posto de saúde e garanta a sua dose da vacina contra H1N1. Também é possível encontrá-la em clinicas particulares. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

Top