Embora não seja ainda tão conhecido, o Gyrotonic foi criado no final na década de 70. É bem provável que você nunca tenha ouvido falar dele. Com nome curioso, mas pelo qual se pode imaginar um pouco sobre o que ele seja, o método de condicionamento físico promete ser uma das atividades mais prazerosas de se fazer, além de surtir efeitos muito benéficos ao corpo e à mente. Saiba o que é Gyrotonic.
O Gyrotonic foi criado no final de década de 70 (Foto: Divulgação)
O que é Gyrotonic
O Gyrotonic foi criado, no final da década de 70, pelo bailarino romeno Juliu Horvath. Ele também era nadador, ginasta, yogui, acupunturista e ex primeiro bailarino do mundo. Juliu, ao perceber que seu corpo já não tinha mais a flexibilidade de antes e tendo ele que manter sua rotina de exercícios, decidiu criar um método próprio de condicionamento, unindo características de diferentes áreas onde atuava. O Gyrotonic contém princípios do yoga, do tai chi-chuan, da natação e do balé.
Como o próprio nome diz (gyro; giro; tonic: tônico), o método se baseia em movimentos circulares, fluidos e rítmicos, integrados à respiração.
Pessoas de todas as idades podem praticar Gyrotonic (Foto: Divulgação)
Quando se vê uma pessoa praticando Gyrotnic, tem-se a impressão de que ela está, na realidade, praticando o balé. Os movimentos são suaves e circulares e também lembram muito a maneira como o corpo se movimenta, dentro da água. Mal se percebe, visualmente, o quanto o corpo e suas articulações estão sendo trabalhados. Isso é possível, graças ao aparelho criado por Juliu – o Gyrotonic Expansion System. Nele, os movimentos de rotação e torção são tridimensionais, diferindo-o dos aparelhos de exercícios comuns, que limitam-se aos “abre e fecha” ou “levanta e abaixa”. O método também pode ser feito no solo, nas aulas em grupo, chamadas Gyrokinesis. Neste caso, é claro, são diferentes (porém não menos benéficas) das aulas nos aparelhos próprios.
Benefícios do Gyrotonic
Aparelho Gyrotonic Expansion System (Foto: Divulgação)
O Gyrotonic desenvolve a força e a flexibilidade, com menos gasto de energia. Ele também melhora a mobilidade articular – o que o torna um ótimo aliado de quem sofre com problemas como osteoartrose ou semelhantes. O método é ótimo para a coordenação, para combater o déficit de concentração, além de aliviar o stress e beneficiar os órgãos internos. A prática de gyrotonic também ajuda a recuperar lesões e desvios na coluna.
O principal foco do método Gyrotonic é fortalecer os músculos e articulações, por meio de exercícios suaves e prazerosos, que também ajudam o indivíduo a ter um conhecimento muito maior sobre o seu corpo. O resultado é saúde mental e física.