Guy Fawkes: quem foi, história

Guy Fawkes: quem foi, história

Nos últimos tempos, os brasileiros estão em clima de manifestação. Eles não usaram apenas as mídias sociais para falar de protestos, mas também resolveram…

Por Isabella Moretti em 08/07/2013

Nos últimos tempos, os brasileiros estão em clima de manifestação. Eles não usaram apenas as mídias sociais para falar de protestos, mas também resolveram ir para rua fazer reivindicações, que abordam temas políticos, econômicos e sociais.

A máscara de Guy Fawkes está presente nos protestos. (Foto:Divulgação)

Nos manifestos que estão acontecendo por todos os cantos do Brasil, é possível notar a presença de muitas pessoas usando máscaras de Guy Fawkes. As peças, na verdade, foram criadas com base no trabalho do desenhista David Lloyd, responsável pelo HQ V de Vingança.

Quem foi Guy Fawkes?

Guy Fawkes nasceu na cidade inglesa de Iorque, no dia 13 de abril de 1570. Ele foi um soldado católico e teve importante participação na Conspiração da Pólvora. A revolta, que aconteceu em 1605, tinha como objetivo assassinar o rei protestante Jaime I e outros parlamentares. Os conspiradores desenvolveram um plano para explodir o parlamento. Guy, por ser especialista em explosivos, foi incumbido de guardar os barris de pólvora.

Uma fraqueza pessoal de um dos conspiradores, no entanto, colocou a Conspiração da Pólvora a perder. O rei foi avisado sobre o plano e imediatamente ordenou uma revista no prédio do parlamento. No fim, os oficiais protestantes acabaram encontrando Guy Fawkes com a pólvora.

Guy Fawkes foi um dos idealizadores da Conspiração da Pólvora. (Foto:Divulgação)

A princípio, Guy Fawkes negou fornecer informações aos captores, mas acabou admitindo a intenção de explodir o parlamento e lamentou a falha do plano. Com isso, o rei Jaime I ordenou que ele fosse decapitado, juntamente com outros homens que participaram do plano. Após as mortes, os corpos foram estripados e esquartejados. Os restos foram expostos em público para servir de lição.

A captura de Guy Fawkes, que aconteceu no dia 5 de novembro, é até hoje celebrada com queima de fogos de artifício na Inglaterra.

Guy Fawkes foi capturado e morto pelo rei. (Foto:Divulgação)

A influência de Guy Fawkes

Muitos anos se passaram desde a Conspiração da Pólvora, mas Guy Fawkes continua sendo lembrado ao longo da história. O conspirador britânico recebeu o título irônico de “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas”. Nos anos 70, o anti-herói britânico se transformou em ídolo dos punks e também passou a influenciar a cultura.

A adaptação da história do V de Vingança para o cinema também contribuiu com a popularização da figura de Guy Fawkes. O roteiro do filme, que estreou em 2006, foi elaborado por Allan Moore e o protagonista foi interpretado pelo ator Hugo Weaving.

Guy Fawkes também se tornou símbolo do grupo de hackers Anonymus.

Top