Guia de Carreiras – Administração

Muitos estudantes já sabem desde muito cedo a profissão e carreira que desejam seguir. No entanto, esta não é a realidade para a maioria,…

Muitos estudantes já sabem desde muito cedo a profissão e carreira que desejam seguir. No entanto, esta não é a realidade para a maioria, pois, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira seguir. O fato é que mesmo aqueles que já têm definido o que desejam profissionalmente, mudam de opinião, largam à faculdade e até o trabalho e dirigem-se a outro vestibular para tentar outra carreira. Isso acontece muitas vezes, devido à falta de informação que os alunos possuem sobre o curso que pretendem seguir. Pensando nisso, o Mundo das Tribos criou este guia de carreiras para auxiliá-los na escolha de sua profissão. A carreira a ser definida neste artigo, é a Administração, ou mais especificamente Administração de Empresas.

A Administração de empresas é responsável por garantir o funcionamento das organizações. O administrador pode operar em áreas distintas como recursos humanos, logística, qualidade de processos finanças e gestão de produção. Ele é o profissional responsável pelo gerenciamento, e planejamento das estratégias da empresa. Trabalha em praticamente todos os departamentos. Administra as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários.  Programa plano de carreira e programas de benefícios. No setor financeiro, cuida de custos, fluxo de caixa e orçamentos. Também se envolve com  marketing e publicidade na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa.

O curso

O Curso dura em média, quatro anos. Nos dois primeiros anos do curso são ocupados com disciplinas básicas, como sociologia, direito, matemática, estatística, informática e contabilidade. No terceiro ano, começam as matérias específicas, como finanças, logística, recursos humanos e marketing. E o quarto e último ano do curso, o principal foco vão ser os trabalhos práticos que aluno terá de fazer, bem como o encerramento dos conteúdos de contabilidade e economia. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. O amplo mercado é a principal vantagem do curso de Administração de Empresas.

Leia Também:  Intercambio para Londres, Preços

O Mercado de Trabalho

Por ser o curso com maior número de matriculas, cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas, tornando o setor é muito competitivo. Embora o campo de trabalho seja amplo, as disputas são muito grandes, pois, além de disputarem vagas entre si, os formados deparam com a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA (Mestre em Administração de Negócios) em Administração, Gestão ou Negócios. Mesmo assim, é o setor de serviços que mais disponibiliza vagas de trabalho, nas instituições de ensino e educação, nas consultorias e nas empresas da área de turismo e lazer. Nas organizações de forma geral, os setores que mais requisitam o administrador são os de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas.

Antes de qualquer coisa, o jovem tem de ter papel ativo na escolha da profissão. Precisa buscar informações em diferentes fontes: na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes. Conhecer-se é essencial para tentar se colocar de formar mais inteira na carreira.

Fontes:
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/gestao-e-administracao/curso-administracao-empresas/
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-600798.shtml
http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014204-EI11798,00-Administracao+de+empresas.html

Top