Guarda corpo na sacada: como escolher

O guarda corpo é uma estrutura que tem como objetivo proteger a sacada da casa ou apartamento, evitando quedas e outros tipos de acidentes.…

O guarda corpo é uma estrutura que tem como objetivo proteger a sacada da casa ou apartamento, evitando quedas e outros tipos de acidentes. Existem vários modelos no mercado, que se distinguem quando ao material e design.

Guarda corpo sem proteção necessária. (Foto: Divulgação)

Quando um apartamento não possui um guarda corpo na sacada, as crianças correm risco de vida. Isto porque o espaço de acesso externo fica totalmente exposto e favorece a queda, que pode causar traumatismo craniano e até levar ao óbito.

Como deve ser o guarda corpo?

É recomendado que o guarda corpo tenha uma altura de no mínimo 1,10m. A distância entre os elementos que compõem a estrutura não devem ultrapassar 9cm.

Diferentes partes compõem o guarda corpo, como é o caso do elemento vertical, que dá suporte para manter uma posição adequada, e dos elementos horizontais, que se ligam formando um tipo de moldura.

O modelo de guarda corpo ideal não pode ter partes que facilitam a escalada, ou seja, itens que servem de apoio para as mãos, os pés e os joelhos. Caso esta regra seja descumprida, a segurança da estrutura fica completamente comprometida.

O vidro reforça a segurança. (Foto:Divulgação)

Existem várias formas de personalizar o guarda corpo e deixá-lo com um visual compatível com a arquitetura do imóvel. Um dos materiais mais usados para fechar a sacada é vidro, que oferece elegância, simplicidade e resistência.

O guarda corpo, feito com vidro temperado ou laminado, dificulta a possível escalada de uma criança, por isso oferece mais segurança no dia-a-dia da residência. Como tem efeito translúcido, o vidro não compromete a sensação de espaço e pode ser combinado a outros materiais.

Ao montar o guarda corpo, é possível incluir alguns elementos de metal ou madeira para que o design se torne mais bonito. Há também quem use outros materiais de construção, como aço inox, telas perfuradas, alambrados, cabos de aço, alvenaria e drywall.

Dicas para acertar na escolha do guarda corpo da sacada

Para construir o guarda corpo, é interessante contar com as orientações do engenheiro. (Foto:Divulgação)

• É importante ter em mente que o guarda corpo deve ser seguro, durável e de fácil manutenção.

• A escolha do guarda corpo depende muito da situação.

• Antes de investir no guarda corpo, é importante conhecer a norma NBR 14.718 de 2008, que determina uma série de medidas para ter a construir a estrutura que protege a sacada.

• Para construir um guarda corpo, é recomendado contratar os serviços de um arquiteto ou engenheiro civil. O profissional tem condições de fazer o desenho e determinar os melhores materiais para a obra.


Top