Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Sintomas da Gripe Suína

Sintomas da Gripe Suína

Você sabe quais são os sintomas da gripe suína? A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A, que causa regularmente crises de gripe em porcos. Recentemente a Gripe Suína vem tomando conta dos noticiários de todo mundo, a doença está mais forte no México, local onde deixou centenas de mortos. Neste artigo trazemos algumas informações que muitos de vocês devem ficar se perguntando, confira algumas respostas abaixo.

Sintomas da Gripe Suína (Foto: Abril)
Sintomas da Gripe Suína (Foto: Abril)

Sintomas da Gripe Suína

Como a gripe suína mata? A verdade é que qualquer tipo de gripe pode levar ao óbito e por isso é preciso ficar atento aos sintomas da gripe suína, o que fica evidente é que as mortes são causadas em pessoas que possuem um sistema imune (de defesa do organismo) enfraquecido.

Leia mais informações sobre: Gripe H1N1: sintomas iniciais

O risco da gripe suína

O melhor remédio é prevenir (Foto: Abril)
O melhor remédio é prevenir (Foto: Abril)

O principal risco relacionado à doença é uma inflamação grave dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória, ou seja, incapacidade de respirar direito. Outras complicações sérias têm a ver com lesões graves nos músculos, que podem levar a problemas nos rins e no coração. Em todos os casos estas complicações podem levar a morte.

Quantos vírus de gripe suína existem? No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual? É uma versão nova do H1N1.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70ºC, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

Como prevenir a gripe H1N1?

O que fazer para evitar o contágio? O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.

– Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.

– Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.

– Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.

– Evite contato próximo com pessoas doentes.

– Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Fique atento aos sintomas da gripa H1N1 (Foto: Abril)
Fique atento aos sintomas da gripa H1N1 (Foto: Abril)

Sintomas da H1N1

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia

Há vacinas específicas para a gripe suína? Sim. Inclusive a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um planejamento pensando em quais os vírus Influenza devem circular no hemisfério sul e norte com base no levantamento feito de com pacientes já infectados.

Como todo ano há uma atualização, a vacina muda e neste ano o produto vai proteger contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. A mudança é que vamos estar mais protegidos contra o vírus que anda circulando principalmente no estado de São Paulo.

Como será a vacinação na rede pública?

Campanha nacional de vacinação contra o H1N1 começa dia 30 de abril (Foto: Abril)
Campanha nacional de vacinação contra o H1N1 começa dia 30 de abril (Foto: Abril)

A campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1 começa oficialmente no dia 30 abril e vai até o dia 20 de maio. O ministério da Saúde vai repassar até o dia 15 de abril a quantidade de 25,6 milhões de doses. Só São Paulo, que tem 42 casos de mortes pela doença, vai receber 5,7 milhões.

De acordo com o órgão federal, é o governo estadual que vai definir quais cidades são prioridades e essa escolha é feita com base em relatórios que apontam o número de casos da doença e onde ela pode retornar novamente. Por isso, fique atento ao calendário do seu município e não deixe de tomar a vacina, principalmente se você fizer parte do grupo prioritário.

Leia mais informações sobre: Gripe Suína: Doença que Pode Matar

Como é o tratamento do H1N1?

Para cuidar e tratar da doença, o paciente vai ter que ser paciente. Quando o mesmo é diagnosticado pela doença, ele é levado ao médico para fazer um tratamento específico, envolvendo boa hidratação, repousar e tomar remédios como o antiviral específicos, sempre prescrito pelo médico. Entres os remédios está o Oseltamivir, marca conhecida como Tamiflur, que é distribuídos pela rede pública de saúde em unidades básicas de saúdes e hospitais.

Este medicamento na verdade é  específico contra o vírus H1N1 e é indicado para pessoas que correm um maior risco de desenvolver complicações a partir do contágio da doença. Vale lembrar que o paciente precisa tomar o remédio nas primeiras 48 horas a partir dos sintomas já confirmados da doença, assim o remédio deve fazer um efeito melhor. Em alguns casos, o médico também sugere um analgésico para aliviar dores e sintomas.

Quer mais dicas sobre saúde? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários temas, fique bem informada (o) aqui no Mundo das Tribos!!!

Recomendado para você
Saúde

Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

Saúde

5 Benefícios do Caldo de Cana para a Saúde

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Saúde

Vinagre de Maçã: 10 benefícios que você precisa saber

Comentários
  1. Ministério da Saúde disse:

    O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

    Assessoria de Comunicação.
    Ministério da Saúde

  2. ALAN disse:

    Tivemos recentemente a gripe do frango,agora a suína,muitos vírus que se desenvolve em animais estão nos afetando,já está na hora de estudar outras doenças com mais afinco para evitá-las no futuro! precisa acontecer, para alguem fazer alguma coisa?

  3. Aline disse:

    Gostaria de saber se alguma destas pessoas contaminadas, tiveram melhoras ou até mesmo ficaram curadas da doença.

  4. djeniffer disse:

    olha essas informacoes sao muito legais!

    agora se a gripe suina chegar a santa catarina ja sei como me proteger!

    muito masa!!!!

    assinado.. djeniffer fernanda wurmeister

  5. vivian disse:

    site legl parabens a essa turminha q crior esse site da gripe suina e uma suceso isso daqui beijim pra tds

  6. camila disse:

    nossa adorei esse site da gripe suina meu trabalho foi um sucesso parabens sera q da pra falar mais da gripe suina beijos

  7. Africa juliana cuico disse:

    gostei da materia

  8. Ninna disse:

    Olha… mto show esse site! Ameeii! Achei tudo que precisava para o meu trabalho da gripe suina!

  9. Ninna disse:

    Agora só falta ter o tratamento que devemos ter!

  10. marina disse:

    Eu acho que a gripe suina so apareceu para amenizar o numero de pessoas que morrem por causa de dengue pois, a gripe normal pode matar mais do que essa gripe suina.

  11. Letícia disse:

    Bom o que eu tenho a Dizer sobre o Site muito bom
    nele encontrei tudo o que eu precisava realmente fiquei muito feliz e realizei o meu trabalho !
    PARABÉNS ! há todos que fizeram o site, AMEI 😀

  12. felipe vieira gonçalves disse:

    exelente essas noticias sobre a gripe suina parabéns para quem criou este site!!

  13. gildete disse:

    Uma colega de serviço vai para argentina no feriado, ela vira trabalhar direto do aeroporto, quais os cuidados para nos proteger, sendo que trabalhamos em uma sala com muita gente

  14. Sebastiana Gama dos Santos disse:

    As informações são muito boas! Parabéns, precisamos de algo que na prática impessa a contaminação em massa desse virus.

  15. Ministério da Saúde disse:

    Aline, 99,6% das pessoas que contraem a Influenza A (H1N1) evoluem para uma cura.

    Assessoria de Imprensa
    Ministério da Saúde

  16. Ministério da Saúde disse:

    Gildete, nem todas as pessoas que viajam a um país com a circulação do vírus são contaminadas. É importante, no entanto, adotar algumas medidas preventivas: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; evitar o contato direto com pessoas doentes; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar tocar olhos, nariz ou boca;lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

    Assessoria de Imprensa
    Ministério da Saúde

  17. josilaine disse:

    estou mto assustada com a gripe suina
    mais gostaria de saber se nao for tratada com responsabilidade sei que mata mais qual sao os indices de morte ?

  18. Marina disse:

    Nossa, agora só o q falta é ter a doença do papagaio!
    já teve a doença da:
    Vaca louca
    Gripe Aviária e etc…
    e agora deu de ter a gripe Suína, meu Deus só falata ter do macaco.
    Mas as informações do site são muito expecíficas já dá para ter uma noção e se previnir dessa nova doença que esta matando centenas de pessoas.

  19. jairo disse:

    eu tenho uma parilisia diafragmatica e atelectasia no pulmao nesse caso e perigoso para mim a gripe suina, pergunto

  20. silvia disse:

    minha filha de 15 anos, sentiu uma dor lombar antem à noite; na altura do rim direito. acordou de madrugada com muita nausea , vomito e dor abdominal. eu sinto muita dor d cabela a 4 dias q ñ passam com medicações comuns, tbm. ñ tenho conseguido me alimentar; a boca sempre seca, porém sem espirros eu coriza.
    estamos com sintomas da gripe suina ?????

  21. KELLY :) disse:

    Eu achei o site super interesante,pois todas as pessoas que estavam em duvida sobre a caso,agora poderão se informar sobre a doença e ate se previnir!
    parabens ao pessoal que fez esse site!.
    ja existiram muitas doenças e virus tipo:
    peste negra,
    ebola,
    gripe aviária,
    e agora a gripe suína,que foi a que mais me apavorou.

  22. jossie santos disse:

    ola.. sobre o site. nao tem palavras muito legal. mas a respeito da gripe… esta ficando desesperador. quando sera q vao trabalhar com outra vacina. so a seis meses.. vao esperar muitas pessoas morrerem primeiro? o engraça é. enquanto aqui no brasil nao tinha nenhum sintoma. o ministerio da saude dizia. “no Brasil esta tudo controlado.” e agora? o que dizer pra eles em? bom isso é tudo.. nao estou so criticando.. tbm o ministerio da saude esta de parabens por conseguir controlar um pouco….

  23. ketlen disse:

    ollha aqui em mato grosso ja tem mas ? ainda na minha cidade nao chegou ? se chegar ja estou previnida? e sei oque fasso para na pegar!! muito obrigada pela essas informaçaoes!!

  24. Marcondes disse:

    Em primeiro lugar ,quero relatar a amiga q a doença do papagaio já tem,..bico de papagaio….Em seguida quero dizer a todos;gente,tá morrendo muita gente ai no mundo viu,e no brasil nem se fala já existem muitos casos.
    precisamos alertar a população , concientiza-los e nos previnir, pois não é bincadeira não e muito sério.
    Marcondes de sousa,timon/ma

  25. Lívian Karen disse:

    Gostaria de saber se alguem que nasce só com um rin pode sobreviver ao pegar a gripe suina?

  26. Tatiane Rosa disse:

    Como diferenciar uma gripe comun da gripe suina?
    meu filho sempre sofreu com sintomas alergicos como rinite, sinusite as vezes mais fraco, outras vezes mais fortes acompanhado de febre. Agora com essa tal gripe suina, confesso que estou com medo…

  27. Aline Macedo disse:

    Estou preocupada pq estou muito gripada desde ontem pela manhã, e de todos os sintomas da gripe suína só não apresento, vômito, diarréia e falta de ar.
    O que devo fazer?
    Devo ir a um hospital?
    Obrigada

  28. nathalia disse:

    voces tem um medicamento para eliminar esta nova gripe suina?

  29. SemDemora disse:

    Sintomas da gripe suína…

    A gripe suína, cientificamente conhecida como H1N1, tem se mostrado um assunto preocupante na área da saúde. A epidemia tem se alastrado pelo mundo, tendo como focos países como México, Estados Unidos, Canadá e Argentina. No Brasil, pessoas tamb…

  30. Jacinta disse:

    Tem vácina para a gruipe suina ??

  31. Flavia disse:

    uma pessoa que contrai a gripe suina, pode contrai-la novamente?
    ou ela cria imunidade contra a doenca?

  32. lucas disse:

    ai pessoal essa gripe ai e passageira msm eu vi no jornal q dependendo do ambiente o ela naum fka mto tenpo naum tipo em umlugar com menos de 10 graus ela fka viva exatamente 10 horas e em lugar bem quente q faça bastante calor no maxo q ela fka é 50 minutos e dpois ela some

  33. brenda disse:

    ameii!! achei tudo sobre meu trabalho..

  34. karen disse:

    nossa a gripe suina esta muito perigósa esse virús aparece do nada só jesus pra nos salvar .

    bjus

  35. Thaila Alves de Oliveira Esteves disse:

    Quais são os sintomas da Gripe Suìna?
    Como a Gripe Suìna Chegou em Porto Velho?
    Que dia a vascisna chega em Porto Velho?
    Muitoo Obriga”””
    Responda’me o mais ràpido possivel–^^

    Thayla bjooo

  36. fernando disse:

    muito bom

  37. Déborah disse:

    Olá, sintO uma dor na nuca, alguns calafrios, as vezes parece que estou com febre, mas o que mais assustou, foi ontem eu ter vomitado, voce acha, que posso está com algum sintoma?!Devo procurar um médico, qual o principal fator, de sintoma?????

  38. catiani disse:

    Eu estava fazendo minha pesquisa de escola sobre a tal doença,e quando vi o site fiquei muito interessada.
    Então meu problema estava resolvido logo copiei o texto e terminei meu trabalho !Fiquei tão informada que logo fui me cuidar e me previnir.O texto diz muitas coisas legais,estou agora,muito bem informada com meus pontos de materia e quero agradecer por esse maravilhoso texto!!!!

  39. Camila Aires disse:

    Aki na minha Cidade Imperatriz ou seja a 2º maior Cidade do Maranhão dpois da Capital São Luiz já tem 2 casos da gripe confirmados no hospital minicipal da cidade..
    Corre o risco de outros doentes internados pegarem a doença???

  40. Sintomas Gripe Suina disse:

    Sintomas: febre acima de 38º e tosse, podendo ser seguida de dor nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória

  41. william disse:

    oi sou william adorei esse conteudo

  42. Gerson disse:

    gostei muito das perguntas e das respostas..

  43. diully disse:

    eu tenho 11 onos mais estudo pouco esse ano por caussa da cripe suina e nao to estudando

  44. valdirene disse:

    estou a 3 dias com muitas tosse e dor no crpo , mas não estou com febre ,mas tive frio e so tomei
    anador e outros analgisico minha tosse é intenssa
    estou com medo , pode ser sintomas dessa gripe
    suina ?

  45. Edy disse:

    vcs esclareceram minhas duvidas, muito obrigado
    é otimo trabalhos para vcs.
    BLZ!!!

  46. marta disse:

    tenho uma funcionari que esta gravida de 1 mese meio .Ela devera ser afastada do serviço(balconista) loja de calçados para evitar contato com pessoas

  47. michaella disse:

    eu adorei esses comentarios.
    essas perguntas e respostas!
    bjsss!!!

  48. Ministério da Saúde disse:

    A letalidade da Influenza A (H1N1) é praticamente a mesma da gripe comum, 0,5%.
    A grande maioria das pessoas infectadas com o vírus desta doença evolui para cura.

    Entre 25 de abril e 8 de agosto, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 192 óbitos por influenza A(H1N1) no Brasil.

  49. Ministério da Saúde disse:

    Jairo, todos aqueles que possuem doenças respiratórias encontram-se no grupo de risco.

  50. Ministério da Saúde disse:

    Silvia,
    Faz mais de uma mês que você estava em dúvida quanto aos sintomas seus e de sua filha. Espero que não tenham se agravado e que a cura tenha chegado com rapidez.
    O sintoma mais recorrente nos casos de Influenza A (H1N1) é a febre, presente em 92% dos casos. Mas dores nas articulações e nos músculos, tosse e dor de cabeça também fazem parte do quadro.

  51. Ministério da Saúde disse:

    Tatiane Rosa,
    As duas doenças agem de forma semelhante, possuem os mesmos sintomas e letalidade. Ambas podem se apresentar por meio de febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória. Na Influenza A (H1N1) a febre é repentina e muito alta.

  52. Ministério da Saúde disse:

    Aline Macedo,
    Espero que você esteja melhor e que, naquele momento de dúvida quanto aos sintomas, tenha procurado seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima. Caso tenha contraído Influenza A (H1N1), provavelmente está imune ao vírus H1N1 e não ficará doente novamente.

  53. Ministério da Saúde disse:

    Nathalia,
    Existe o Tamiflu, remédio indicado para os casos mais graves e pessoas do grupo de risco que contraíram a Influenza A (H1N1), mas outros medicamentos utilizados para tratar a gripe comum também vem sido utilizados pelos médicos e obtido sucesso no tratamento.

  54. Ministério da Saúde disse:

    Jacinta,

    A estimativa para a fabricação da vacina é para 2010, antes do inverno. Existem esforços de profissionais de todo o mundo, em busca de uma fórmula para a imunização das pessoas. Mas neste meio tempo, também é preciso que a Organização Mundial de
    Saúde estipule critérios para a utilização da vacina como: faixa etária e número de doses a ser aplicada em cada pessoa. Aqui no Brasil, o Instituto Butantan trabalha intensivamente para conseguir fabricar a vacina.

  55. Ministério da Saúde disse:

    Flavia,
    A princípio não. Uma pessoa que se contamina com esta doença, assim como ocorre na gripe comum, ela cria imunidade. Porém, no caso de mutação do vírus, um novo contágio pode sim vir a ocorrer.

  56. Ministério da Saúde disse:

    Thaila,
    Os principais sintomas são febre repentina maior de 38º, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. No surgimento de qualquer sintoma, procure um médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

    A estimativa para a fabricação da vacina é para 2010, antes do período de maiores ocorrências da gripe comum, ou seja, no inverno. Aqui no Brasil, o Instituto Butantan trabalha intensivamente para conseguir fabricar a vacina. Mas caso esta descoberta ocorra em âmbito internacional, o país já está em contato para negociar a compra, pararedistribuir gratuitamente para a população alvo.

  57. Ministério da Saúde disse:

    Camila,
    Os doentes realmente possuem uma imunidade menor, mas, se os pacientes com Influenza A (H1N1) utilizarem máscaras e todos tomarem cuidados básicos como lavar sempre as mãos com água e sabão, não dividir objetos de uso pessoal e evitar aglomerações, então o risco de contrair a doença será bem menor.

  58. andralls disse:

    Um fato curioso é que o vírus H1N1 de hoje é o mesmo que matou milhões de pessoas em 1918, que recentemente foi recriado em laboratório num processo chamado “genética reversa”. Outro detalhe que chama a atenção é que esse novo vírus é uma combinação de DNA do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína asiática e européia e o vírus da gripe humana, ou seja, trata-se de uma mistura nunca antes vista e o mais incrível é que tem menos de 1% dessa combinação ocorrer naturalmente. Isso a mídia não divulgou, pois trata-se de algo criado em laboratório pelas empresas farmacêuticas para auferirem lucros exorbitantes com o pânico e o medo das pessoas, pois outros princípios de pandemias já foram controladas anteriormente. O vírus não tem perna e não se propaga no ar , ou simplesmente não voa, mas essas empresas estão andando e voando em bilhões de dólares!!!

  59. Ministério da Saúde disse:

    Camila Aires,

    Os pacientes que vão ao pronto socorro não têm contato direto com os pacientes internados. São setores diferentes do hospital.

    Para mais informações:
    [email protected]
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

  60. Aline disse:

    eu sou aline e amei saber sobre a enfluencia A H1N1

  61. jaqueline disse:

    eu acho que essa gripe e muito grave entao vamos previnir

  62. julia disse:

    eu adorei o site. tirea a nota maçima no progeto da escola.

  63. lucas roberto disse:

    eu gostei muito das noticia

  64. rose disse:

    haha tenho uma duvida estou com dor de cabeca e dor de garganta e ums enjous as vezes mas nao chego vomitaa gostaria de saber se esses sintomas se tem riscos de ser gripe suina/?

  65. marcilene disse:

    adorei! achei tudo sobre meu trabalho gostei muito
    beijos!!!!!!!!!

  66. Paulo disse:

    Ajude a divulgar a Campanha de Prevenção e Controle da Influenza A(H1N1), gripe suína. Siga o blog da campanha http://prevenirh1n1.blogspot.com/

  67. Fabiola Santana disse:

    muito legal issa exolicação,ajuda muita gente

  68. clayton disse:

    nossa meus parabens estou adorando ver q vc’s estão informando mto bem as pessoas q ainda n sabem o q é a gripe suina e a diferença dela sobre a gripe comum……….e as prevenções tbm mto obrigado pelas informações e com certeza irei me informar mais sobre issu e passar para as pessoas q ainda não sabem bjs e fiquem com Deus todos

  69. Joi disse:

    Ola!

    Eu tive internei uma amiga com sintomas da gripe e após exame, foi constatado que realmente se tratava da gripe A. Ela ficou isolada, em tratamento, e agora ja esta bem. Porém, eu estou com dor de garganta e muita falta de ar, só que não estou com febre, nem tossindo, apenas com dor no pulmão.
    Isto pode ser sintomas da nova gripe? Estou preocupada, pq fui eu quem a levei no hospital.
    Grande abraço!

  70. Paola disse:

    isso me ajudou em um trabalho da escola eu tirei
    9,5
    Obriiigado pela ajuda
    Bjoos

  71. Thayane disse:

    ola, a unica coisa que eu naoo goste de vcs ,que….nao pode colar e copiar ! poxa gente ! _l_
    mas alem da verdade que eu vou tirar um 10 na minha materia ! obg* te amamos *-*

  72. Elastobor disse:

    Gripe H1N1 se propaga rapidamente.

    Enquanto a vacina não fica pronta a melhor proteção é o uso de máscaras e a higienização das mãos.

    Melhores opções: Máscaras Proteção PFF2 e Gel Anti-séptico.

    Maiores informações: http://www.elastobor.com.br

  73. Bernardo disse:

    Gostei bastante do site, mas na verdade eu quero saber se a pessoa que contraíu o vírus tem epoteses de viver.

  74. nathy disse:

    muito obrigada!

    consegui fazer meu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  75. thiago disse:

    manero esse site sobre a gripe a

  76. Raquel disse:

    adorei esse site pois com le consegui deixar o meu trabalho um máximo e a gripe suína é um caso muito perigoso, AHH ,Não se esqueça de lavar as mãos sempre, e quando for espirrar,cubra com um papel descartável e depois jogue fora, e nao compartilhe copos, toelhas ,não compartilhe objetos pessoais , tudo isso para vc não pegar a gripe suína!!!

  77. DEIDIANE disse:

    Atraves desse arquivo,eu tirei nota oito no trabalho!!!Obrigado pela ajuda !!!! B-jos!!!!

  78. alessa disse:

    Olà, eu estava com o sintoma da gripe,mas apòs o exame eu realmente sube que eu não estava com a gripe!!!!

  79. DEIDIANE SOUZA disse:

    Olà atraves do arquivo sobre a gripe suina,tirei nota 9,5 no trabalho!!! muitoooooo obrigado b-jos

  80. FLAVIANE disse:

    Eu estava com a gripe ,eu fiz o exame e comprovol que ,eu estava com a gripe ,mas eu fiz o tratamento agora estou curada.!!!!!

  81. leticia disse:

    ~~SaCAS …..
    mt lokoO
    estão de parabéns
    tudo que precisava para fazer meu trabalho achei nese site
    oÕ continua assim lokooo

  82. thaiane disse:

    tem muita gente morrendo cuidadddo

  83. karyn'na disse:

    Ataves da internete do arquivo sobre os sintomas da gripe suina,eu tirei oito no trabalho!!!! Muito obrigado beijos!!!

  84. Paloma disse:

    Oi…

    Eu queria saber a gripe suína mata com a influencia de porcos ou atravez de pessoas?

    Eu tenho uma tia que ela esta com a gripe Suína e ela esta no hospital enternada a 3 meses e eles fala que ela pode morre a qualquer momento que ela não tem cura ela ten 45 anso e tem 5 filhos e eu vim aqui pra pergunta como foi realizada a gripe A?

  85. mariia eduarda crespi disse:

    ameei o siiiiiiiiiiite

  86. layane mendes disse:

    e muito bom esse site goste muito e bom para angente saber de tudo……

  87. (teixeira de freitas) adalberto disse:

    Pq vcs ainda naum descobriu logo a cura dessa doenças ?
    Essa doença esta matando muitas pessoas se coloca no lugar dessa pessoas dos familiar q perde um pessoa da familia

  88. dayana fããã de jonas disse:

    amaii esse site pq alerta nos pra oseu proprio bem gorteii disso e vou fazer cd etapa pra nao pegar doenças

  89. karolaynne disse:

    oláé muito bom nós termos inventado esse site pra pessoas saberem mais sobre a grípe suíne

  90. thainara disse:

    achei muito legal falar da nova gripe suina , porque a vacina só vai dair ano qu vemmais nós aguentamos até lá ?

  91. Cesar Naftal Joao disse:

    Achei muito importante as infomacoes aqui apresentadas, infelizmente no meu Pais,Mocambique 70% da populacao nao tem acesso a estas informacoes que julgo de grande importancia dado que ja se registam obtos resultados dessa mortifera doenca, e axo que deveria haver mais controle nas nossas fronteiras.desejo rapidas para todos doentes.

  92. eduarda disse:

    nao nada ave com porco coitados dos porcos ele e so animal
    o que eles fazem?

    nada

  93. Diana disse:

    ola!!!!!!

    aqui encontrei parte do meu trabalho…. mas o site podia ser mais completo mas assim ta muito muito muito bom…

    gostei muito!!!!!!!! ?

    beijos

  94. alan disse:

    Eu queria saber-se essa doença ainda esta fazendo muitas vimais.

  95. Carla Cristina Arellano Penna disse:

    Olá
    meu nome é Carla
    eu contrai a gripe A H1N1 e eu queria saber se quem ja pegou essa gripe fica imunizado ou tem que tomar a vacina

  96. ana beatriz disse:

    eu adorei saber sobre a gripe [h1n1] em breve vou saber mais

  97. giovanna disse:

    eu queria dizer que vacina que combate a gripe A.

  98. DIONATAN DOS SANTOS disse:

    tenho pouca tosse falta de apetite e uma gripe isso pode ser de gripe suina

  99. katerina petrova disse:

    eu acho que a gripe suina é causada por falta de igiene se a passoua se cuidar ela não pega a gripe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *