Gripe A: Principais Sintomas

As pessoas estão acostumadas a ouvir falar em gripes e resfriados. Muitas pessoas  acham que são as mesmas coisas, pois os sintomas são até…

As pessoas estão acostumadas a ouvir falar em gripes e resfriados. Muitas pessoas  acham que são as mesmas coisas, pois os sintomas são até parecidos. Porém, há uma diferente entre elas. Na Gripe os sintomas se manifestam repentinamente, enquanto que no resfriado comum os mesmos sintomas demoram bem mais para se manifestar, e também desaparecem mais depressa.

Seja na gripe ou no resfriado, a pessoa acometida fica debilitada, suas habilidades são comprometidas, pois aparece um mal estar, febre alta, suor, calafrios, dores de cabeça, tosse seca, dores musculares, fadiga e cansaço, sempre acompanhado de congestão nasal e perda do apetite. Esse conjunto de sintomas dificulta desenvolver os afazeres do cotidiano e ficamos indispostos para qualquer atividade, seja ela profissional ou pessoal.

Não  existe um medicamento eficaz para o tratamento da gripe. Os remédios  servem apenas para diminuir os sintomas. Considera-se o tratamento da  gripe como um “tratamento sintomático”. Quando não ocorrem complicações na evolução da doença,  ocorre melhora e resolução completa em um período médio de cinco a dez  dias.

Na maioria das vezes, repouso, a ingestão abundante de  líquidos e medicamentos sintomáticos são suficientes para o auxílio à  recuperação total. Entretanto, os cuidados com os pacientes acometidos  pela gripe não devem ser negligenciados. Podemos afirmar seguramente  que as complicações ocorrem com certa frequência, podendo às vezes progredir para uma pneumonia.

Quando perceber que o estado gripal não está  evoluindo com a melhora previsível, o melhor a fazer é procurar um médico, somente um profissional pode diagnosticar o que realmente está acontecendo.

Esteja sempre bem alimentado e hidratado, essa é a melhor forma de evitar doenças oportunistas.

Com a chegada das estações mais frias do ano, as pessoas  reúnem-se em recintos fechados e ficam mais próximas umas das outras,  havendo desta forma possibilidades maiores de contaminação pelo vírus  da gripe.
Evite aglomerações e locais fechado, pois uma gripe pode atrapalhar toda a programação da sua rotina.

Continuar Lendo  Resfriado: Dicas para Evitar o Contágio

Top