Gravidez conheça os principais sintomas

Saiba mais sobre gravidez conheça os principais sintomas. Quando uma mulher fica grávida, diversas mudanças começam a acontecer no seu corpo. Ela passa a…

Saiba mais sobre gravidez conheça os principais sintomas. Quando uma mulher fica grávida, diversas mudanças começam a acontecer no seu corpo. Ela passa a produzir determinados hormônios em maior quantidade, por isso desenvolve sintomas típicos.

Gravidez conheça os principais sintomas. (Foto Ilustrativa)

Gravidez conheça os principais sintomas. (Foto Ilustrativa)

Os sinais de gravidez aparecem a partir do momento em que o óvulo é fertilizado. Eles se manifestam de maneira mais intensa nas primeiras semanas, podendo variar de uma mulher para a outra.

Leia mais: Os perigos da desnutrição na gravidez

Gravidez conheça os principais sintomas

Confira mais sobre gravidez, conheça os principais sintomas:

Atraso menstrual

O atraso menstrual é, sem dúvidas, um dos principais sintomas de gravidez. O fim da menstruação acontece porque o embrião se implanta no endométrio e o útero não se descama (ação responsável por liberar o sangramento todo mês).

Cólicas

A cólica pode ser um sinal. (Foto Ilustrativa)

A cólica pode ser um sinal. (Foto Ilustrativa)

Quando a mulher engravida, ela costuma sentir cólicas, pois o seu útero está se adaptando ao embrião recém implantado no endométrio. Essas dores abdominais quase sempre são confundidas com cólicas menstruais.

Enjoos e náuseas

Logo nas primeiras semanas de gestação, a mulher sente enjoos e náuseas. Ela começa a ter repulsa a determinados cheiros e sabores, o que acaba refletindo diretamente no seu apetite. Em alguns casos, acontecem também os episódios de vômitos. Após o primeiro trimestre, esse sintoma bem incômodo desaparece.

Saiba mais: Acompanhar Gravidez Semana a Semana

Excesso de sono e tontura

É comum a grávida sentir sonolência. (Foto Ilustrativa)

É comum a grávida sentir sonolência. (Foto Ilustrativa)

A mulher grávida enfrenta uma série de alterações hormonais na gravidez. As mudanças acometem todo o organismo, inclusive o sistema cardiovascular. Em geral, o trabalho do coração aumenta, bem como o volume de água e sódio, o que acaba desencadeando uma redução da pressão arterial sistêmica. Por conta disso, é normal sofrer com sono, tontura e cansaço no primeiro trimestre.

Continuar Lendo  Como curtir a Copa com saúde

Mamas inchados e doloridas

No início da gestação, a mulher percebe mudanças sutis no seu corpo, como é o caso do inchaço das mamas. Isso acontece por causa do aumento da taxa de progesterona, principal hormônio da gravidez. Esse aumento no tamanho dos seios vem acompanhado de dores.

Fome frequente

A fome aumenta! (Foto Ilustrativa)

A fome aumenta! (Foto Ilustrativa)

O trato gastrointestinal sofre alterações com a gravidez, por isso a mulher grávida passa a sentir fome frequente. A vontade de comer toda hora pode levar ao excesso, por isso é importante tomar cuidado com a escolha dos alimentos e valorizar uma dieta balanceada.

Veja também: Alimentação saudável na gravidez

É importante que você saiba tudo sobre gravidez, conheça os principais sintomas. Dessa forma, é possível identificar os sinais, fazer os exames e iniciar o pré-natal o quanto antes. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top