Gravata borboleta: como usar, dicas

O uso de gravatas borboleta é sempre um pouco restrito. Geralmente, elas são aceitas, de forma bastante natural, nos conhecidos trajes Black-tie, em que o…

O uso de gravatas borboleta é sempre um pouco restrito. Geralmente, elas são aceitas, de forma bastante natural, nos conhecidos trajes Black-tie, em que o smoking é obrigatório. Como é um elemento que faz parte da etiqueta, o traje de gala parece ser o local perfeito deste acessório. Talvez seja este o motivo pelo qual muitos homens ainda se sentem inseguros para usá-las em outros contextos. O fato é que a moda está aí para dar mais liberdade e estilo a todos os homens. A gravata borboleta é, por natureza, um adorno muito sofisticado. Entretanto, os homens podem levar tal elegância a outros tipos de looks, com elementos que os tornem mais despojados e adequados a outras ocasiões. Saiba como usar gravata borboleta, de diferentes formas.

Uso tradicional da gravata borboleta, em eventos noturnos, no traje Black-tie (Foto:Divulgação)

Black-tie

O modo tradicional de uso das gravatas borboleta, em eventos noturnos, é combinando-a com smoking, no traje Black-tie. A imagem, acima, mostra as roupas que ilustram esta etiqueta. Casamentos e outros eventos formais são o cenário ideal e mais comum para estas gravatinhas, desde que este tipo de traje seja exigido. Durante o dia, no entanto, o homem que gosta deste acessório deve combiná-lo com ternos e roupas em cores suaves. Os sapatos indicados, neste caso, são os marrons. Usar gravata borboleta durante o dia requer leveza, no visual, para que ela não fique formal demais, destoando da ocasião.

Looks modernos com gravata borboleta

Atualmente, os homens estão se sentindo muito mais livres, em relação ao uso de certos elementos, no look. O homem moderno ousa, saindo do comum, mostrando que não somente as mulheres podem fazê-lo, sem medo. Por isso, há formas bastante despojadas para se usar uma gravatinha borboleta, sem perder a sofisticação que ela emana. Como exemplo, confira o look do ator Ashton Kutcher, abaixo. O rapaz optou pela combinação entre calça de veludo creme, blazer e camisa em cores suaves e finalizou com a borboleta vermelha, que deu um bonito contraste às cores das roupas.

Visual despojado de Ashton Kutcher, para o dia (Foto: Divulgação)

Da mesma forma, o suéter, sobreposto a uma camisa, fica ótimo com a gravatinha em cores inusitadas. O visual fica sofisticado, ousado e moderno. Outra dica bastante interessante é fazer mesclas de roupas em estilos diferentes, como o acessório. Por exemplo, pode-se citar o uso de gravata borboleta e jaqueta de couro, do qual muitos rapazes têm se tornado adeptos, em dias de inverno.

Look mais moderno, com gravata borboleta e jaqueta de couro (Foto: Divulgação)

A dica final, em relação a todos os looks com gravata borboleta (exceto no traje Blak-tie) é nunca usá-la, de forma certinha. O interessante é que o acessório fique com o laço meio desarrumado.

Leia Também:  Cabelos curtos e desfiados: cortes, fotos

Aprenda a fazer o nó da gravatinha: Gravata Borboleta – Como Fazer

Saiba usar o traje Black-tie: Como vestir um smoking

 

Top