Gratinado de carne seca

O gratinado de carne-seca com mandioca é um prato delicioso para o almoço. A receita leva 1 kg de mandioca cozida, queijo mineiro, além…

Por Editorial MDT em 19/08/2012

O gratinado de carne-seca com mandioca é um prato delicioso para o almoço. A receita leva 1 kg de mandioca cozida, queijo mineiro, além de pimentão, cebola e alho para complementar o recheio. Veja todos os ingredientes necessários para fazer esse prato.

Receita apetitosa feita com mandioca (Foto: divulgação)

Gratinado de carne seca

Ingredientes:

 500 gramas de carne-seca dessalgada

1 kg de mandioca cozida

100 gramas de queijo mineiro curado ralado no ralo grosso

1 cebola picada

1 dente de alho amassado

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

 1 pimentão verde picado

 1 colher (chá) de colorau

 1 colher (sopa) de coentro picado

1/2 xícara (chá) de leite

 1 gema

 1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de óleo

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

Gratinado de carne-seca (Foto: divulgação)

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, coloque a carne-seca com água o suficiente para cobrir e deixe cozer no fogo brando durante cerca de uma hora. Depois disso, aguarde esfriar, tire a gordura e desfie a carne-seca. Esquente o óleo em uma panela e refogue a cebola, o alho e o pimentão até que fiquem macios. Adicione a carne desfiada e o colorau e continue refogando até que a carne fique crocante e doure. Adicione a pimenta e o sal – com precaução porque a carne-seca já tem sal. Salpique a cebolinha e o coentro e reserve o refogado da receita de gratinado de carne-seca.

Veja mais: Receita de Gratinado de abóbora e frango

Receita de Gratinado de batata e atum

Enquanto a mandioca ainda estiver quente, junte-a ao leite e misture. Com o auxílio de uma colher bata a mistura até formar um purê em uma panela. Acrescente a manteiga, a gema, a pimenta e o sal e cozinhe por cinco minutos mexendo sem parar. Assim que estiver pronto, coloque metade do purê em um refratário untado, ponha uma camada com a carne-seca e cubra com a outra parte do purê. Polvilhe o queijo e asse o gratinado de carne-seca em forno preaquecido até dourar.

Top