Gratinado de batata com ervas Gratinado de batata com ervas

Gratinado de batata com ervas

A batata é composta por 80% de água e contém muitos nutrientes que fazem muito bem á saúde. Uma dessas substâncias do bem é…

Por Élida Santos em 26/11/2012

A batata é composta por 80% de água e contém muitos nutrientes que fazem muito bem á saúde. Uma dessas substâncias do bem é a patatina, uma das proteínas mais abundantes nesse alimento e que ajuda a formar a membrana celular, além de agir como antioxidante. A batata também apresenta quantidades significativas de triptofano e lítio, que agem nos quadros de depressão de modo animador.

Experimente receitas com batata: Receita de batata gratinada

A batata é um alimento rico em vitaminas (Foto: Divulgação)

O alimento é rico em fibras, vitamina C e todas vitaminas do complexo B, principalmente a B16, que atua na formação das células do organismo. Por ser rica em carboidrato algumas pessoas a excluem da alimentação, mas na verdade ela pode ser considerada um ingrediente importante e alternativo para muitos pratos. Confira abaixo uma receita de Gratinado de batata com ervas.

Receita de gratinado de batata com ervas

– Ingredientes

. 1 Kg de batata
. 1 xícara (chá) de ervas picadas (manjericão, alecrim, salsa, orégano, tomilho)
. 1/2 de xícara (chá) de azeite
. Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
. Sal a gosto
. 4 dentes de alho cortados em lâminas

A batata é um dos ingredientes principais de muitos pratos (Foto: Divulgação)

Aproveite e invista nessa receita que leva a batata como ingrediente principal: Receita de purê de batata cremoso

– Modo de fazer

Para começar a preparar o prato descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Tempere o alimento com as ervas, o azeite, o alho, o sal e a pimenta. Adicione em uma tigela e leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até dourar e ficar macia.

Prove essa receita de batata que vale por uma refeição completa: Receita de batata recheada

O ideal é servir a batata no lugar do arroz e do feijão, ou de outra fonte de carboidrato que esteja ocupando esse espaço na mesa. O gratinado de batata com ervas é muito saudável por não ter uma quantidade de gordura significativa, além de ser saboroso.

Top