Gramática que Caem nos Concursos Públicos

Quem é que nunca se perguntou se é com M ou N? Se essa palavra tem acento, e se tinha se continua tendo com…

Por Redacao em 27/02/2011

Gramática que caem nos concursos públicos

Quem é que nunca se perguntou se é com M ou N? Se essa palavra tem acento, e se tinha se continua tendo com a nova regra gramatical? Se ainda se usa hífen e nas ocasiões que o mesmo é usado? A gramatica é algo que pega a todos nós quando estamos escrevendo um texto, imagina você estar prestando um concurso publico?

A pressão é muito maior! Na redação dissertativa argumentativa, que é a redação da maioria dos concursos públicos, você te que discorrer sobre algum tópico que é previamente dado na prova, e depois disso, você tem que propor soluções.

Teoricamente é fácil, porem, o que pega e faz com que você tenha pontos descontados, é justamente os erros de português. Bom, sendo assim, nesse ano de 2011, com a alta previsão de concursos públicos que estão sendo abertos, é ideal que a gente saiba o que fazer na hora da duvida.

Bom, a primeira dica é que você compre uma gramatica atualizada, com as ovas regras gramaticais e leia. Atentamente. Ah, você não tem tempo de conferir o que está rolando? Pois bem! Que tal ficar atento há algumas dicas e não perder pontuação na sua prova? A leitura é fundamental.

As vezes, na própria pergunta você pode tirar palavras que deixem a sua redação impecável. Não esqueça de diferenças básicas, por exemplo, “a” – artigo indefinido feminino singular. “há”- verbo haver conjugado no presente do indicativo. E por aí vai. Muitas palavras homônimas fazem com que a gente se confunda na hora de escrever.

Segundo a nova regra, palavras terminadas em ditongo aberto crescente, como ideia, que antes era acentuada no “é”, hoje em dia perdeu o acento.

A mesma coisa acontece com o uso do hífen, palavras como Para-quedas, hoje virou paraquedas. E se a palavra composto começar por S ou R, você deverá dobrar essas consoantes, exemplo: mini-saia agora é minissaia, Anti-rugas agora é antirrugas e por aí vai.

Uma dica é que você acesse www.brasilescola.com/gramatica/. Lá você encontra varias dicas que fazem com que você entenda melhor as novas regras ortográficas de forma bem simples e sucinta. Boa sorte!

Top