Gramática: Caçar ou Cassar?

As palavras homônimas são aquelas que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia (forma de escrever), porém os significados são diferentes. É o…

Está em dúvida sobre o uso dos verbos caçar e cassar?

As palavras homônimas são aquelas que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia (forma de escrever), porém os significados são diferentes. É o que acontece, por exemplo, com os verbos “caçar” e “cassar”, deixando muitas pessoas confusas. Você tem dúvidas quanto ao uso de cada um deles? A primeira coisa a se fazer é saber o significado destas palavras, que vai definir as ocasiões em que cada uma delas deverá ser utilizada.

A melhor maneira de saber o significado de uma palavra é procurar no dicionário, que em tempos modernos também ganhou várias versões online. Se você não tem mais aquele velho dicionário de papel que usava para consultar algumas palavras diferentes, que encontrava pela frente, pode procurar na internet entre várias opções de dicionários virtuais, lembrando que algumas são pagas, mas, a maioria é gratuita e de boa qualidade.

Caçar

Derivado do latim captiare, o verbo caçar (grafado com cedilha) significa o ato de perseguir (animais silvestres), com o intuito de apanhar vivo ou matar, entre outros sentidos, de acordo com as definições do dicionário Michaelis. Outro significado que a palavra possui é no sentido de procurar alguém para prender.

Alguns exemplos de frases onde o verbo “caçar” deve ser usado:

1 – Os rapazes foram caçar onças.

2 – Muitas pessoas caçam por esporte.

3 – A polícia iniciou a caçada aos bandidos.

4 – O assaltante foi caçado e acabou preso.

Dicionários ganharam versões online

Cassar

Já o verbo cassar (escrito com duas letras “s”) tem origem no latim cassare, que significa anular, invalidar, cancelar ou ainda tornar nulo ou sem efeito, o que o faz bastante comum de ser utilizado nas esferas política e judicial. Também pode ser usado no sentido de recolher, conforme o dicionário Michaelis.

Continuar Lendo  Baixe o dicionário Aurélio para iPhone

Exemplos do uso do termo “cassar”:

1 – O mandato do deputado foi cassado.

2 – O réu teve os direitos de defesa cassados.

3 – Prenderam o acusado e cassaram-lhe os documentos.

4 – A Ordem dos Advogados do Brasil cassou a licença daquele advogado.

Mais exemplos das duas formas

1 – As ditaduras militares sulamericanas cassaram vários jornais.

2 – Naquela reserva ambiental, é expressamente proibido caçar.

3 – O ex-presidente Fernando Collor teve os direitos cassados no ano de 1992.

Viu como é fácil? Agora você não vai mais confundir os significados das palavras caçar e cassar, e poderá usá-las da forma correta.

Agora que você tirou as dúvidas, mãos à obra!

Top