Graduação Em Licenciatura A Distância UAB

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é um sistema de educação a distância que mantém parceria com as principais instituições públicas de Ensino Superior.…

Por Isabella Moretti em 06/08/2010

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é um sistema de educação a distância que mantém parceria com as principais instituições públicas de Ensino Superior. Para a promoção dos seus cursos, a UAB conta com modernos pólos de apoio presencial instalados em todos os estados brasileiros. A Universidade aberta é o exemplo perfeito da democratização da formação universitária no país.

A metodologia de ensino a distância da UAB é conceituada, capaz de usar modernas tecnologias para a transmissão de conhecimentos. Com o apoio do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o sistema se tornou ainda mais conceituado e expandiu sua oferta de cursos. Hoje, a UAB investe nas modalidades de licenciatura, bacharelado, extensão universitária e aperfeiçoamento. É importante destacar ainda que todos os cursos da Universidade Aberta são credenciados pelo MEC.

A formação de professores UAB é um dos focos do ensino a distância, procurando preparar docentes até mesmo nas regiões mais remotas do Brasil. Graças ao sistema EAD, várias escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio estão contando com professores qualificados para ministrar as aulas e formar os alunos.  

O funcionamento do sistema EAD é eficiente e articulado, capaz de manter pólos de apoio presencial até mesmo nas cidades nordestinas com pouca infraestrutura. As aulas dos cursos de licenciatura à distância acontecem a partir da utilização de alta tecnologia e materiais didáticos conceituados. Encontros nos pólos de apoio costumam ser agendados a cada semestre para esclarecer dúvidas e fazer exames.

A UAB forma professores de diferentes áreas e mantém uma moderna proposta pedagógica para que a aprendizagem dos futuros professores realmente aconteça. Biologia, Matemática, Artes, Educação Física, Computação, Filosofia, Física, Letras, História, Geografia, Matemática, Pedagogia e Sociologia são algumas das possibilidades de cursos de licenciatura grátis UAB.

Muitas instituições de Ensino Superior se aliaram a UAB para promover a licenciatura gratuita EAD, entre as quais se destacam: UFG, UnB, UFPI, UFMG, UESC, UEM, UFRJ, UFRN e UECE. Quanto às formas de ingresso nos cursos a distância, os candidatos precisam ser aprovados no processo seletivo.

O sistema de ensino UAB ainda investe em programas de extensão e aperfeiçoamento de professores.

Top