Graduação Em Biotecnologia, Onde Fazer, Cursos

A área de biotecnologia mescla conhecimentos sobre biologia, química e as novas tecnologias que surgem para lidar com pesquisas e experimentos. As pessoas que…

Por Isabella Moretti em 07/03/2011

A área de biotecnologia mescla conhecimentos sobre biologia, química e as novas tecnologias que surgem para lidar com pesquisas e experimentos. As pessoas que se formam nessa área encontram um mercado repleto de possibilidades para atuar e podem ainda encarar um programa de pós-graduação para acrescentar novos títulos ao currículo.

O profissional formado em biotecnologia estuda os processos biológicos e propriedades dos seres vivos, contando com o auxílio de tecnologia de ponta. A abordagem do curso é bem ampla, trabalhando encima de um conteúdo programático multidisciplinar. Os alunos vivenciam atividades práticas em laboratórios que exploram ao máximo os conhecimentos sobre química, biologia, física, estatística e até mesmo informática.

A faculdade de biotecnologia forma especialistas na gestão de processos biotecnológicos. A formação dura de quatro a cinco anos e ao decorrer desse período os alunos aprendem como elaborar projetos e desenvolver pesquisas na área. No início de carreira a remuneração corresponde a R$ 1.800,00, mas com a experiência e novas contratações o profissional pode receber um salário melhor.

Depois de passar pela graduação em biotecnologia, o profissional encontra um mercado de trabalho aquecido e carente de mão-de-obra especializada para atuar nos processos biotecnológicos. As empresas do ramo necessitam de bacharéis e tecnólogos para trabalhar em seus projetos. Setores como melhoramento genético, cosméticos e conservação de espécies oferecem muitas vagas de emprego.

As pessoas que não sabem onde fazer curso de biotecnologia podem contar com instituições públicas e privadas que promovem essa formação. Todas as regiões do país oferecem condições para habilitar o profissional em biotecnologia e trabalham até mesmo com programas de mestrado e doutorado.

No estado de São Paulo, a USP se destaca com o curso de biotecnologia em sua unidade em Lorena. Também chamado de Engenharia Bioquímica, a formação conta com professores competentes para explicar o conteúdo e monitorar as atividades de pesquisa. Ainda em SP, vale a pena mencionar a UFSCar com o seu bacharelado bastante concorrido na cidade de Araras.

A UFPR e UFRJ também desenvolvem um trabalho bastante promissor com os cursos de biotecnologia e garantem alta empregabilidade aos alunos formados. Quando se trata de instituições privadas, a PUC se destaca com o seu curso na área de processo biotecnológicos.

Top