Governo Dilma registra aumento no índice de aprovação Governo Dilma registra aumento no índice de aprovação

Governo Dilma registra aumento no índice de aprovação

A população brasileira está aprovando mais o governo de Dilma Rousseff. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, que foi encomendada pela Confederação…

Por Élida Santos em 04/04/2012

Dilma subiu no conceito dos eleitores (Foto: Divulgação)

A população brasileira está aprovando mais o governo de Dilma Rousseff. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, que foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a presidente subiu 5% no conceito dos eleitores. Na pesquisa realizada no mês de dezembro de 2011, a chefe maior na nação recebeu aprovação de 72% dos cidadãos que participaram da pesquisa, já no levantamento divulgado nesse dia 4 de março, o resultado foi de 77% de aprovação.

Das pessoas que participaram do estudo, 5% não souberam ou não quiseram opinar. Essa é a maior aprovação de Dilma Rousseff dentre as cinco pesquisas realizadas pela CNI, desde sua posse. De acordo com o levantamento, 19% dos eleitores desaprovam a maneira de Dilma de governar. Na pesquisa anterior, o percentual era de 21%. 2% não responderam.

O resultado de popularidade superou o do Governo Lula (Foto: Divulgação)

Como em qualquer outra pesquisa, existem margens de erro, que nesse caso é de dois pontos percentuais, para mais ou paras menos. Entre os dias 16 e 19 de março, o Ibope escutou 2.002 eleitores, com no mínimo 16 anos de idade, que residem em mais de 142 municípios do Brasil. O estudo abrangeu 142 municípios em todas as regiões do país.

Relacionando os índices de popularidade da atual presidente com os alcançados por Luiz Inácio Lula da Silva na época de seu mandato, Dilma apresenta maior popularidade, segundo a pesquisa.  Em março do segundo ano de seu segundo mandato, Lula tinha 73%. A melhor avaliação de Lula foi registrada em março de 2003, quando ele obteve 75%, margem superada por Dilma mesmo em meio a baixas de ministros e impasses com a base aliada. A região Sudeste, que tradicionalmente não costuma aprovar os governos petistas parece estar gostando da atual presidente, já que o índice de aprovação subiu de 69% para 75%.

O Ibope aponta que, dos eleitores, 56% consideraram como ótimo ou bom o governo como um todo, mesmo percentual do levantamento anterior, feito em dezembro de 2011. Segundo a pesquisa, 8% consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo, contra 9% na pesquisa anterior.

Top