Google Notícias: como personalizar

Google Notícias é um serviço gratuito oferecido pela gigante de buscas aos usuários do Gmail, Google Plus, Google Drive e outras plataformas disponibilizadas pela empresa, para que eles possam ficar atualizados com as notícias mais importantes do dia, nos mais diversos segmentos.

O Google disponibiliza, gratuitamente, um serviço que mantém o usuário atualizado com as principais notícias do mundo (Foto: Divulgação)

No entanto, devido ao imenso número de fontes utilizadas pelo serviço, nem sempre são mostradas as notícias mais relevantes para o usuário, já que a plataforma faz a seleção de acordo com um complicado algoritmo. Mas o interessante é que isso pode ser mudado, através da personalização do Google Notícias.

Para deixar o Google News, como também é conhecido o serviço, com a sua cara, confira as dicas a seguir.

Passo 1

Acessando o Google News pelo Gmail (Foto: Divulgação)

Acesse o Google News através do endereço eletrônico http://news.google.com, ou por meio da página inicial do Gmail, clicando no ícone dos aplicativos, no canto superior direito da tela, e escolhendo “Notícias”.

Passo 2

Página inicial do Google Notícias (Foto: Divulgação)

Feito isso, você será direcionado à página inicial do serviço, onde estará localizada, no canto direito superior, a janela “Personalizar o Google Notícias”. Caso ela não apareça, basta clicar no ícone da engrenagem, logo acima da aba “Recentes”, para que ela seja mostrada.

Passo 3

Ajustando a frequência com a qual você deseja receber notícias de cada categoria (Foto: Divulgação)

Na janela, estão disponíveis diversas opções de assuntos (Mundo, Brasil, Negócios, etc), cada uma delas seguida de uma seta. Ao movimentá-la para a esquerda, em direção ao sinal “-”, é possível diminuir a intensidade com a qual recebe aquele tipo de notícia.

Já movendo a seta para a direita, em direção ao “+”, você indica que quer receber notícias com maior frequência a respeito daquele tema. Configure cada tópico da maneira que quiser.

Caso queira, você também pode adicionar novas categorias de notícias, como as informações sobre o seu time de coração, cinema, celebridades, etc. Para tanto, é só escrever o tema no campo “Adicionar tópico de notícias” e clicar no sinal “+”.

Passo 4

Também é possível modificar a ordem com a qual as notícias são mostradas na página (Foto: Divulgação)

Agora, chegou a vez de organizar os temas e definir a posição de cada um deles na página, lembrando que o primeiro assunto da lista aparecerá na frente dos feeds do Google News. Para trocá-los de posição, basta clicar no tema e arrastá-lo para cima ou para baixo.

Passo 5

Outra opção interessante é a possibilidade de definir os sites que serão utilizados como fontes (Foto: Divulgação)

Por último, vá à aba “Ajustar fontes” e defina com qual frequência deseja receber as notícias dos sites que já estão inseridos na plataforma, seguindo o mesmo esquema das setas. E ainda dá para adicionar outras fontes, digitando o nome do site no campo abaixo de “Ajustar fontes” e clicando em “+”.

Passo 6

Fazendo os últimos ajustes (Foto: Divulgação)

Clique em “Configurações” e marque as caixas de seleção de acordo com as suas definições para o modo de visualização do serviço, a maneira de abrir uma notícia, a atualização e a previsão do tempo. Ao final, clique em “Salvar alterações”.

Passo 7

Para finalizar a personalização, clique em “Salvar”, na página inicial do serviço de notícias do Google. Se não tiver gostado das alterações, clique em “Redefinir”, para voltar ao modelo padrão, ou então refaça a configuração.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply